26.1 C
Três Lagoas
quinta-feira, 26 de dezembro de 2024

PMs de Pernambuco conhecem Polícia Comunitária de MS

27/11/2012 15h16 – Atualizado em 27/11/2012 15h16

Oficiais da PM de Pernambuco conhecem modelo da Polícia Comunitária de MS

Da Redação

Dois oficiais da Polícia Militar de Pernambuco integrantes da Secretaria de Estado Defesa Social estão em Mato Grosso do Sul para conhecer os trabalhos desenvolvidos na prática da Polícia Comunitária, com foco na atuação das Bases Comunitárias e estruturação dos Conselhos Comunitários de Segurança. O modelo sul-mato-grossense é considerado referência.

Nesta segunda-feira (26), os oficiais foram recebidos na Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) pelo secretário Wantuir Jacini e o coordenador de Polícia Comunitária, coronel Carlos de Santana Carneiro.

O capitão pernambucano Joel Alexandre informou que Mato Grosso do Sul despertou o interesse de seu Estado pela experiência que possui e pelos grandes resultados que vem alcançando por meio da filosofia desse tipo de policiamento. “Desde 2007, temos realizado os cursos de promotor e multiplicador de polícia comunitária em nosso Estado, mas não temos um órgão gestor que gerencie e coordene as ações, a exemplo da Coordenaria Estadual de Polícia Comunitária instituída aqui”, disse. “É justamente o que viemos buscar, queremos conhecer essa estrutura. E como estamos iniciando a implantação da coordenadoria, vamos levar a experiência daqui, que consideramos um referencial, para também alcançarmos este sucesso lá em Pernambuco”, enfatizou.

O secretário aponta que o intercâmbio é uma iniciativa que beneficia tanto Mato Grosso do Sul quanto os visitantes. “É muito importante a vinda de policiais de outros Estados aqui, porque à mediada em que conhecem a nossa forma de trabalhar, também nos apresentam suas experiências. E este processo de troca com certeza leva ao aprimoramento da segurança pública em todos os Estados”, ressaltou Jacini.

COMUNIDADE E FRONTEIRA

De acordo com os visitantes, outra experiência que buscam no Estado é com relação à atuação dos Gabinetes de Gestão Integrada Fronteira, os GGIFs. “A nossa ideia é, além da polícia comunitária, que é uma filosofia imprescindível no contexto da segurança pública, nos informar sobre o GGIF, que também tem essa característica. Estamos aqui para conhecer o trabalho, que já é consolidado, e levar essas boas práticas ao nosso Estado”, comentou o capitão José Cícero de Oliveira Júnior.

O coordenador Estadual de Polícia Comunitária, Carlos de Santana Carneiro, avalia que a visita da equipe de Pernambuco representa o reconhecimento do trabalho que vem sendo desenvolvido. “O policiamento comunitário é realidade em Mato Grosso do Sul. Hoje temos mais de três mil operadores de segurança capacitados e 41 conselhos comunitários de segurança instalados.

Contamos com a estrutura de dez bases comunitárias fixas e cinco móveis.
Mas o trabalho não para e constantemente buscamos a evolução dessa prática, que agrega a capacitação e estrutura, que vem sendo garantida pela Senasp [Secretaria Nacional de Segurança Pública] pela aprovação de nossos projetos, aliada a ações efetivas, representadas por meio do policiamento comunitário, que une órgãos de segurança e a comunidade”, frisou o coordenador.

CRONOGRAMA DE VISITA

A visita técnica dos oficiais de Pernambuco foi iniciada pelas Bases Comunitárias Fixas de Segurança do bairro Coophasul e Vila Margarida. Hoje (27), a equipe terá oportunidade de conhecer os trabalhos desenvolvidos pela Base do Bairro Los Angeles, inclusive acompanhando a atuação da Base Móvel.

Estão previstas visitas ao projeto “Bom de Bola, Bom na Escola”, e à sede do Primeiro Batalhão da Polícia Militar, responsável pela segurança da região central da Capital, e, ainda, encontro com o secretário executivo do GGIF, coronel Valter Godoy Rojas.

(*) Com informações de Notícias MS

Nesta segunda-feira (26), os oficiais foram recebidos na Secretaria de Justiça e Segurança Pública pelo secretário Wantuir Jacini e o coordenador de Polícia Comunitária (Foto: Kayke Niz)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.