06/09/2013 09h02 – Atualizado em 06/09/2013 09h02
Mesa redonda na Incubadora Sindical da Fiems reuniu representantes de sindicatos de vários segmentos industriais
Da Redação
Para estimular os sindicatos industriais a adotarem estratégias de atração e manutenção de associados por meio da troca de experiências, as lideranças sindicais e representantes de sindicatos patronais do setor industrial participaram, na noite de ontem (05/09), na sede da Incubadora Sindical da Fiems, em Campo Grande (MS), de mesa redonda sobre o tema. Durante a iniciativa, que faz parte do PDA (Programa de Desenvolvimento Associativo), desenvolvido pela Fiems em parceria com a CNI, foram apresentadas estratégias adotadas por dois sindicatos industriais para atrair e manter associados que os tornam casos de sucesso.
Convidado para o debate, o presidente do Sindivest/MS (Sindicato das Indústrias do Vestuário, Tecelagem e Fiação de Mato Grosso do Sul), José Francisco Veloso, destacou é necessário criar um ambiente mais favorável para que os sindicatos sejam cada vez mais representativos. “Atuar em conjunto nos traz resultados mais efetivos, pois com uma base sindical forte conseguimos colocar em prática a defesa dos interesses do setor”, declarou.
Já o presidente do Sindirepa (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios), Jorge Szabli Junior, ressaltou algumas das ações da entidade nos últimos anos, como a criação de projeto de profissionalização do setor sobre normas básicas na abertura de oficinas, a conscientização no sentido de formar administradores de empresas e não mais mecânicos, a implantação do projeto de oficinas ambientalmente correta. “É fundamental buscar cada vez mais o respeito da cadeia produtiva, além de desenvolver o mapa estratégico do setor e sempre estar atualizado através das ações da Federação, que sempre atua junto aos sindicatos para atender aos nossos interesses”, disse.
Segundo o presidente do Sindigraf/MS (Sindicato das Indústrias Gráficas de Mato Grosso do Sul) e da Abigraf/MS (Associação Brasileira da Indústria Gráfica do Estado), Julião Gaúna, uma das estratégias é motivar o interesse do associado pela entidade e mostrar a importância da união para o setor crescer. “Todo dirigente busca aumentar o quadro de associados e toda informações agrega para a nossa gestão. A intenção é provocar a quebra desse paradigma e fazer uma mudança cultural, levando o entendimento de que juntos podemos mais”, afirmou.
Na avaliação do presidente do Sindical/MS (Sindicato das Indústrias de Calçados de Mato Grosso do Sul), João Batista de Camargo Filho, mostrar o trabalho que o sindicato realiza e os benefícios conseguidos são alguns pontos que motivam a participação do associado. “Desse intercâmbio de informações muito pode ser aproveitado e aplicado nos sindicatos para o fortalecimento da representatividade”, pontuou.
(*) Com informações de Assecom Fiems