24 C
Três Lagoas
terça-feira, 15 de abril de 2025

Coleção de livros paradidáticos chega em Três Lagoas amanhã

07/11/2012 08h14 – Atualizado em 07/11/2012 08h14

Coleção de livros paradidáticos chega em Três Lagoas

Da Redação

Depois de ser apresentada nas cidades de Porto de Galinhas (PE), Natal (RN) e João Pessoa (PB), além de Campo Grande, a Coleção “Outras histórias… Culturas Afro-brasileiras e Indígenas” retorna a Mato Grosso do Sul. Agora é a vez de Três Lagoas conhecer o material, cidade natal da coordenadora dos livros, Lucimar Rosa Dias, na próxima quinta, dia 8, no campus da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, a partir das 19 horas.

A coleção vem de encontro ao que prevê a Lei 11.645, de março de 2008, que obriga as escolas a repassarem aos alunos dos ensinos Fundamental e Médio o ensino de História e Cultura Indígena com intuito de promover uma educação que reconheça e valorize a diversidade, comprometida com as origens do povo brasileiro.

No entanto, mesmo sendo obrigatório, o ensino de história e cultura indígena e afro-brasileira nas escolas ainda não apresenta perspectivas que se diferem dos ensinamentos que têm como base a colonização europeia. E é este o intuito deste material que já começou a despertar o interesse dos professores por onde passa.

Segundo Lucimar Rosa Dias a receptividade dos nordestinos em relação ao conteúdo da coleção foi bem positiva, principalmente pela originalidade. “O livro foi muito bem recebido nas três cidades, até mesmo a ilustração foi elogiada. Vários professores me abordaram dizendo que esta coleção é original, pois ainda não existe uma coletânea dirigida para esta faixa etária do ensino fundamental”, completou Lucimar Dias.

Outro detalhe lembrado pela professora foi o comentário da doutora Florentina da Silva Souza, uma das organizadoras do material “Literatura Afro-Brasileira”, publicado pela Fundação Cultural Palmares. “A doutra fez questão de frisar que no Brasil ainda não existia nenhuma publicação que contemplasse ambos os conteúdos, principalmente voltado às crianças menores. Para mim foi uma satisfação ouvir isso de uma autoridade no assunto”, reforçou Lucimar.

Lucimar Rosa Dias é Doutora em Educação pela USP e professora da UFMS. Foi professora em redes públicas e privadas, pesquisa a formação de professores e métodos que tratam da diversidade racial e presta consultoria para o Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades. Para o MEC, colabora ainda na criação de políticas que visam igualdade entre raças.

A coleção será apresentada durante o encerramento do VII Ciclo de Palestras, organizado pelo curso de História da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas, no dia 8 de novembro, a partir das 19 horas.

SOBRE A COLEÇÃO

Composta por cinco livros, a Coleção “Outras histórias… Culturas Afro-brasileiras e Indígenas” remete a uma perspectiva positiva da presença negra e indígena no Brasil. Rico em ilustrações e textos de curiosidades, o livro transmite a história nacional ampliando a noção de cultura afro-brasileira e indígena. As informações permitem os alunos a refletirem sobre as desigualdades sociais étnico-raciais vividas por esses grupos, bem como as formas de lutas e resistências empreendidas por eles na garantia de seus direitos. Mais informações sobre como adquirir a Coleção podem ser encontradas no site: http://www.editoraalvorada.com.br/.

(*) Com informações de MS Notícias

O material estará no Campus da UFMS no dia 08, a partir das 19:00 (Foto: Divulgação)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.