Na noite desta quarta-feira, 13 de dezembro, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Ruth Filgueiras encerrou as atividades do Programa Famílias Fortes. O programa, criado pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, utiliza uma metodologia de encontros semanais destinados a famílias com filhos entre 10 e 14 anos, visando promover o bem-estar dos membros da família, fortalecendo vínculos familiares e desenvolvendo habilidades sociais.
O encerramento contou com a participação de oito famílias referenciadas ao CRAS Ruth Filgueiras, que são atendidas no CRASE “Coração de Mãe”. O programa, com duração aproximada de dois meses, consistiu em sete encontros semanais, cada um com a duração de duas horas.
A Secretária Municipal de Assistência Social, Vera Helena Arsioli Pinho, destaca a importância do programa como ferramenta de atendimento, gerando um impacto social significativo nas famílias atendidas. “Com as atividades, poderemos prevenir problemas ou situações futuras que prejudiquem os grupos familiares, como dependência química, violência doméstica, dentre outros”, ressalta.
Criado pelo Ministério dos Direitos Humanos, o programa possui objetivos específicos que incluem ensinar pais e filhos a desenvolverem maneiras eficazes de relacionamentos e comunicação, mostrar aos pais a importância de apoiar seus filhos, ajudar os pais a disciplinar e orientar seus filhos de forma eficaz, e orientar os filhos sobre como compreender e valorizar seus pais.
O Programa Famílias Fortes em Três Lagoas envolveu uma parceria valiosa com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), reforçando o compromisso com a qualidade e a abrangência dos serviços prestados. A noite de encerramento foi marcada por momentos de confraternização e celebração dos aprendizados e vínculos fortalecidos ao longo do programa.
Confira a galeria de imagens: