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Três Lagoas
domingo, 29 de setembro de 2024

Esperança de desafogar trânsito da BR-262, Malha Oeste será relicitada em 2023, diz Ministro

João Carlos Parkinson de Castro esteve em Mato Grosso do Sul e comentou sobre uma das obras mais esperadas de Três Lagoas e região

O ministro da carreira diplomática do Ministério das Relações Exteriores, João Carlos Parkinson de Castro disse que a relicitação da Malha Oeste deve ser revista ainda em 2023. O diplomata revelou as informações durante uma agenda realizada na manhã desta quarta-feira (24), em Campo Grande.

Questionado sobre o andamento do projeto de relicitação da ferrovia Malha Oeste, Parkinson avaliou que o estudo feito pela CAF (Corporação Andina de Fomento) inviabiliza a retomada.

“Vai inviabilizar o projeto. O custo fica muito elevado, na casa de R$ 13 ou 14 bilhões, desconsidera o trecho entre Ponta Porã e Indubrasil. Não concordo com isso e com a mudança da bitola, afasta Mato Grosso do Sul da integração ferroviária, porque os outros países têm bitola métrica”, comentou.

Apesar disso, a nova licitação sai ainda em 2023. “Os estudos serão revistos e o cronograma prevê lançar a relicitação no segundo semestre”, garantiu o ministro.

Parkinson esteve em Campo Grande rumo ao Paraguai. No país vizinho, o ministro participará de um evento sobre a Rota Bioceânica.

VAI DIMINUIR TRÁFEGO DE VEÍCULOS EM TRÊS LAGOAS E REGIÃO

Como praticamente toda carga de escoamento das cargas das fábricas de celulose de Três Lagoas são realizados por meio das rodovias, a Malha Oeste pode ser a esperança de desafogar o trânsito da BR-262, que liga Três Lagoas a Campo Grande.

DEBATES DE RELICITAÇÃO

A inclusão do ramal Campo Grande, que passa por Sidrolândia, Maracaju até Ponta Porã, será incluída nos debates de relicitação da Malha Oeste. A princípio, o processo de relicitação da ferrovia compreende o trecho que interliga Corumbá (MS) a Mairinque (SP), e prevê investimentos de R$ 18,95 bilhões.

Para debater o tema, serão realizadas três audiências públicas marcadas para 31 de maio, em Sidrolândia, 1º de junho em Maracaju e, em 2 de junho, em Ponta Porã.

As audiências serão realizadas pela Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB, assim com os prefeitos e vereadores das cidades envolvidas no projeto foram convidados para os encontros públicos.

RELICITAÇÃO

Orçada em R$ 18 milhões a relicitação da Malha Oeste prevê a ampliação e construção de pátios de cruzamento, sinalização, minimização de conflitos urbanos, por meio da instalação de 21 intervenções integradas simples, 43 intervenções de integrada completa, além de um contorno ferroviário e melhoramento da frota, por meio da renovação e aquisição de novos veículos.

No início deste mês, foi realizada uma audiência pública na sede da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), na ocasião foram debatidas sugestões e contribuições às minutas de edital e contrato e aprimoramento dos estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental da ferrovia.

Segundo o cronograma da ANTT, no terceiro trimestre deste ano está prevista a publicação do edital e no quarto trimestre, será realizado o leilão licitatório. A empresa vencedora do processo assina contrato no início de 2024.

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