23.2 C
Três Lagoas
sexta-feira, 29 de novembro de 2024

Condutores de Três Lagoas reclamam do alto valor do IPVA: ‘melhor ter carro velho’

Esta quarta-feira (31) é o último dia para ganhar desconto de 15% no pagamento a vista do IPVA (Imposto sobre a Propriedade do Veículo Automotor) 2024. Os tributos possibilitam o pagamento parcelado, mas o alto preço a ser pago não tem agradado condutores de Três Lagoas.

Os automóveis ou veículos de passeio – além dos tradicionais 15% de desconto para pagamento à vista – terão a alíquota do IPVA mantida em 3% – redução de 40%, haja vista os, 5% previsto em Lei. Para caminhão, ônibus e micro-ônibus a alíquota permanece 1,5%, com redução de 50% na cobrança.

Os motorhomes: alíquota de 1,5% (redução de 50%). Já para as motocicletas a alíquota continua em 2%. Os automóveis com capacidade de até oito pessoas, excluído o condutor, que utilizem motores acionados a óleo diesel, a alíquota é de 4,5% (redução de 25%).

Apesar dos supostos descontos que o Governo de Mato Grosso do Sul diz oferecer, condutores de Três Lagoas reclamam do preço do IPVA. Alguns leitores do Perfil News, dizem que o valor que estão pagando em 2024 foi mais caro em comparação ao ano passado.

“É a primeira vez que vejo valor de IPVA aumentar todo ano, apesar de a alíquota ser a mesma 3%, antigamente vinha mais barato a cada ano”, disse um leitor.

“O meu veio 20% mais caro. O carro fica mais velho e ao invés de baixar, o valor só sobe. O IPTU também veio um roubo, mas o salário é o mesmo”, desabafou um internauta.

Ainda segundo alguns leitores, a ideia de trocar de carro está fora de cogitação devido ao alto valor do IPTU. A população tem preferido ficar com veículos mais antigos ao comprar um automóvel novo, já que o preço do imposto aumenta.

“Até pensei em trocar meu carro. O meu já tem mais de 20 anos que me acompanha, mas aí o PT venceu e ainda bem que eu não troquei, agora estou livre deste roubo estratosférico que está o IPVA esse ano, vou ficar com meu carrinho velhote”, disse uma leitora.

IPVA

O IPVA é a segunda fonte de arrecadação mais importante do Governo do Estado, ficando atrás somente do ICMS. O valor arrecadado é dividido em 50% com os municípios e é aplicado conforme o planejamento financeiro, que vai de pagamento de servidores até políticas públicas como educação, saúde, segurança pública, entre outros.

O valor do tributo é apurado com a aplicação do percentual sobre o valor de mercado do veículo, constante da tabela da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). Para o pagamento à vista do IPVA 2024 continua o desconto de 15%, até o dia 31 de janeiro.

Outra opção é o pagamento em cinco parcelas, sendo 1ª Parcela – 31/01/2024, 2ª Parcela – 29/02/2024, 3ª Parcela – 27/03/2024, 4ª Parcela – 30/04/2024 e 5ª Parcela – 29/05/2024. A Sefaz informa que para os contribuintes que optarem pelo parcelamento, não há desconto.

Vale destacar que os proprietários que adquiriram veículos nos meses de novembro e dezembro de 2023 podem não receber os boletos até dezembro. Nesse caso será feita uma nova remessa no início de janeiro de 2024.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.