34.1 C
Três Lagoas
quinta-feira, 27 de fevereiro de 2025

Moradores denunciam caos no atendimento do INSS em Três Lagoas: ‘agência vazia, um deserto’

Vídeo encaminhado ao Perfil News mostra cadeiras vazias nos guichês de atendimento; por outro lado, INSS nega falta de atendimento

A população de Três Lagoas enfrenta sérias dificuldades para conseguir atendimento na agência do INSS da cidade. Um vídeo gravado por um morador e encaminhado ao Perfil News revelou o cenário de abandono da unidade por volta das 12h, quando deveria estar em pleno funcionamento. Por outro lado, o INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) nega a falta de atendimentos.

Segundo relatos, esse problema tem se repetido nos últimos dias, gerando revolta entre os segurados.

No horário em que os atendimentos deveriam estar ocorrendo, o prédio estava praticamente vazio, contando apenas com uma funcionária da limpeza e uma segurança patrimonial. O local, que deveria receber cidadãos com horário agendado, mais parecia um ‘deserto’, diz morador.

Vale lembrar que a Agência da Previdência Social de Três Lagoas opera de segunda a sexta-feira, das 07h às 13h. Portanto, no momento em que o vídeo foi registrado e encaminhado à reportagem, os serviços deveriam estar sendo prestados normalmente.

POPULAÇÃO INDIGNADA

Diante do descaso, diversos moradores manifestaram sua frustração. Muitos relatam que a precarização do atendimento tem sido um problema recorrente, causando transtornos para aqueles que precisam dos serviços da agência, especialmente idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade.

“Nossa, após a pandemia, essa agência vive vazia, não tem atendimento. Antes já era parado, agora está cada vez pior. Quem depender daí está perdido”, lamentou um cidadão.

Outra moradora criticou a falta de fiscalização. “A grande maioria dos funcionários só bate ponto e depois vai bater papo. Alguns até voltam para casa ou fazem compras no horário de expediente. Uma vergonha. Cadê a fiscalização?”

Moradores denunciam caos no atendimento do INSS em Três Lagoas: ‘agência vazia, um deserto’

Além das dificuldades no atendimento, moradores também apontam para a demora na concessão de benefícios essenciais, como aposentadorias, auxílios e perícias médicas, deixando muitos cidadãos sem uma resposta clara sobre seus direitos.

“Sempre foi assim. E quando você é atendido pelos servidores, é com pouco caso. Os médicos, então, parecem juízes, te tratam com muita falta de atenção”, disse um morador.

Outro lamentou a luta de quem precisa de atendimento e dá de cara com cadeiras vazias nos guichês. “Fico com muita tristeza ao ver as pessoas desesperadas, tentando resolver seu sustento, uma licença médica, e sendo tratadas como se fossem mendigos. Falta de respeito”, desabafou outro cidadão.

Outros ainda questionam a ausência de medidas efetivas para melhorar o atendimento, cobrando ações do governo para a contratação de novos funcionários e a modernização do sistema de atendimento.

CRISE NO QUADRO DE SERVIDORES

Conforme informações repassadas ao Perfil News, estaria ocorrendo a falta de renovação no quadro de funcionários.

Isso porque muitos servidores se aposentaram ao longo dos anos sem reposição por meio de concursos ou contratações. Dessa forma, a unidade é mantida por funcionários idosos, alguns até doentes, que tentam dar conta da alta demanda.

O cenário de precarização do atendimento previdenciário na cidade tem gerado indignação crescente. Enquanto medidas concretas não são adotadas, os moradores seguem enfrentando dificuldades para garantir seus direitos básicos.

INSS NEGA FALTA DE ATENDIMENTO

A assessoria de comunicação do INSS em Mato Grosso do Sul foi acionada e, em nota, afirma que não ocorreu falta de atendimento e que último agendamento do dia, no caso desta quarta-feira (26), ocorreu antes das 11h e rapaz que registrou as imagens teria gravado às 12h.

Confira a nota na íntegra:

“A Agência de Três Lagoas mantém atendimento normal todos os dias e feitas pelo agendamento, que são feitas pelo 135. Na data de hoje (26), aconteceram 41 atendimentos de forma expontaneamente, e ou 13 feitos agendados.

O cidadão/cinegrafista não esteve na agência acompanhado pela mãe conforme relata na página do Facebook. Ele chegou, achou que não tinha ninguém e saiu gravando e relatando que não existia ninguém para atender os moradores.

Para conhecimento, o servidor estava sim na agência e ao ver a atitude do cidadão, se achou no direito de não se deixar ser filmado. A segurada que estava dentro da agência estava esperando por familiares pois já havia sido atendida.

A Gerência Executiva, bem como a gerência da Agência, lamenta a atitude do cidadão/cinegrafista que tem única intenção de denegrir a imagem da Instituição e dos servidores públicos, que se mantém firme na busca de atender o mais célere possível, desde que preferencialmente feita no agendamento, o que dá muito mais qualidade nas informações aos cidadãos sobre seus direitos e deveres juntos a Previdência Social.”

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.