15/01/2003 08h51 – Atualizado em 15/01/2003 08h51
Um importante templo do sul da Índia, entupido com dezenas de elefantes ofertados por fiéis, planeja cobrar uma taxa para manter os animais, que não podem ser devolvidos. O templo do deus hindu Krishna em Guruvayur, localizado cerca de 300 quilômetros ao norte de Trivandrum, capital do Estado de Kerala, possui 62 elefantes.
O local gasta cerca de US$ 417 mil por ano para alimentar os elefantes, símbolo do deus Ganesha, reverenciado pelos hindus como um removedor de obstáculos. O deus Ganesha possui uma cabeça de elefante. Os fiéis oferecem os animais para conseguir a realização de seus desejos e para obter alívio para seus sofrimentos.
P.V. Subramaniam, vice-administrador do templo, diz que dez elefantes haviam sido doados ao local apenas no ano passado. “Estamos pensando em restringir a vinda de novos animais por meio da cobrança de uma taxa para cuidar deles e pela introdução de uma prática através da qual o fiel poderá oferecer um tratador”.
Cada elefante precisa de três tratadores e de alimentação diária no valor de US$ 6,30. O templo também precisa de mais espaço para mantê-los, afirma Subramaniam. O templo proibiu a doação de elefantes em 1986, mas foi obrigado a aceitar novamente os animais depois de uma decisão da Justiça que anulou a proibição. Os hindus temem atrair a ira dos deuses caso não doem elefantes.
Fonte: Reuters