29/09/2003 15h07 – Atualizado em 29/09/2003 15h07
A líder dos Pretenders, Chrissie Hynde, juntou-se aos vegetarianos e à comunidade Hare Krishna de Brasília para fazer uma manifestação contra o consumo de carne nesta sexta-feira.
A cantora, 52 anos, que está na capital para se apresentar no megafestival Brasília Music Festival, é ativista do PETA (People for Ethic Treatment of Animals) e costuma fazer protestos por onde passa.
Ela chegou a ser presa na França este ano depois de se juntar a manifestantes e esfregar sangue animal nas paredes da lanchonete KFC de Paris, para protestar contra a maneira como a indústria trata os animais.
Hynde foi menos radical desta vez. Ela apenas bradou ao lado de alguns manifestantes a frase que aprendeu em português: “Salve vidas, salve sua vida”.
Perguntada se vale a pena ser presa pela causa dos animais, Hynde resumiu: “vale a pena morrer por isso. Se eu tivesse que voltar a comer carne, preferiria morrer.”
Mesmo tendo vindo ao Brasil apenas uma vez, para tocar num festival na década de 80, Hynde disse que “adora a comida brasileira”.
A Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), que foi convidada pela cantora para participar da manifestação, estimula as pessoas a seguir a dieta que exclui do cardápio qualquer alimento que tenha origem animal.
“O mundo nunca consumiu tanta carne quanto agora. Precisamos dar um não ao consumo de animais”, disse a presidente da SVB, Marly Wrinckle, que aderiu à dieta há 20 anos.
Os Pretenders, que lançaram este mês no Brasil o álbum de músicas inéditas “Loose Screw”, vão ser a grande atração do palco do Brasília Music Festival na noite desta sexta-feira.
Fonte: Uol