16/12/2003 08h03 – Atualizado em 16/12/2003 08h03
A famosa baleia orca Keiko, protagonista dos filmes da série Free Willy, foi enterrada na madrugada passada na baía norueguesa de Taknes, em terra firme e numa cerimônia realizada em segredo.
O intuito de se fazer uma cerimônia íntima, longe dos holofotes da mídia como era de costume, foi não expor a imagem do cetáceo, cujo corpo já se encontrava em processo de decomposição, informou nesta segunda-feira, um porta-voz da prefeitura de Halsa.
O normal teria sido transportar a baleia até alto-mar e deixá-la submergir-se no oceano, mas o desejo da fundação “Free Willy” (Willy Livre) era enterrar o animal em terra firme.
“Assim procederam na madrugada do domingo para evitar despertar a atenção”, declarou o conselheiro de cultura da prefeitura de Halsa, Lars Olav Lillebo.
O pequeno município costeiro norueguês, situado no noroeste do país, estuda agora a possibilidade de construir um monumento em memória do cetáceo, com o objetivo de preservar parte do atrativo turístico que Keiko conseguiu gerar.
A fundação americana tem vários representantes que residem em Halsa, cujo trabalho era cuidar de Keiko, treinando-a e dando-lhe de comer.
Aparentemente, a instituição não queria que Keiko fosse fotografada já que seu corpo começava a mostrar sinais de decomposição, que não correspondiam com a bela imagem criada no cinema.
“A fundação queria que as pessoas lembrassem de Keiko como era em vida”, declarou Lillebo.
Dois tratores e uma escavadeira se encarregaram de depositar o mamífero de seis toneladas em sua cova. Oito pessoas assistiram ao enterro, entre eles representantes da instituição Free Willy.
Fonte:Agora MS