14/04/2004 09h09 – Atualizado em 14/04/2004 09h09
A função do Conselho Tutelar e de um conselheiro é esclarecer e orientar a criança de seus deveres e direitos escritos no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), porém a função do Conselho tem sido outra. O Conselho tutelar de Três Lagoas informou que recebe denuncias de todos os tipos como trabalho infantil, abuso e exploração sexual de crianças, mais o maior número de denuncias ainda é de maus tratos. “Geralmente são crianças rebeldes que não respeitam os pais que já tentaram de tudo para educá-las, e em um ato desesperado começam a bater na criança até machucá-la”, relatou o Conselheiro Tutelar Eraldo Amaral Lacerda.
O conselheiro explicou que muitas crianças estão sendo educadas sem limites, os pais atendem a todos os pedidos dos filhos durante a infância, deixando algumas vezes de comprar comida para satisfazer a vontade de uma bicicleta, um celular ou brinquedo novo para o filho. “Crianças criadas sem limites tornam-se adolescentes rebeldes e revoltados, que não aceitam a situação financeira da família, chantagiando seus pais para adquirir o que desejam”, relatou Lacerda. Ele explicou que o maior problema são os pais que não tem domínio sobre seus filhos, permitem que eles façam tudo durante a infância, ao atingir 12, anos o inicio da adolescência, a situação se agrava, pois adolescente é rebelde e quando é criado sem limites se torna um adolescente impaciente querendo tudo a seu modo, não respeitando horários, condições financeiras e as regras da família.
Ainda de acordo com Lacerda algumas crianças reclamam que não tem atenção dos pais que trabalham a semana inteira, e nos finais de semana vão jogar bola com amigos ou fazer qualquer outra coisa sem aproveitar o tempo que tem com os filhos. Ele acredita que um pouco de atenção a essas crianças diminuiria o número de casos atendidos pelo Conselho. Lacerda não pode fornecer dados oficiais sobre o aumento nos registros de ocorrências, pois o microcomputador existente no Conselho estar com problemas.