01/09/2004 15h52 – Atualizado em 01/09/2004 15h52
Voluntários derramaram feijão frito e se lambuzaram em coalhada e salsa na cidade de Reno, em uma tentativa de ir para o livro de recordes. Se for aceito pelo Livro Guinness dos Recordes, o burrito – um lanche típico mexicano – gigante feito na Feira Estadual de Nevada, nos EUA, no último domingo, será oficialmente o maior do mundo.
O grande burrito media cerca de 2,5 quilômetros e precisou de mais de 8200 tortillas, quase uma tonelada de feijão frito e 500 quilos de coalhada, queijo e salsa.
Se for reconhecido, o burrito de Reno irá superar o recorde prévio de 2,35 quilômetros que foi estabelecido no México em 2001.
Autoridades da feira queriam colocar a cidade de Reno e a feira estadual no mapa internacional, então contrataram “Big Willie” Davidson para coordenar os voluntários.
Davidson estabeleceu o antigo recorde de maior burrito nos EUA, com 1,6 quilômetros, em Deadwood, na Dakota do Sul, em 1994.
“Quando eu lhes disse o que era necessário, todos me olharam como se eu fosse louco”, disse Davidson. “Mas nós conseguimos. Eu sei que fizemos tudo da maneira devida”.
“Nós vamos mandar a documentação para o Guinness na Inglaterra e saberemos em três a quatro semanas se é oficial”.
O enorme quitute de domingo foi todo para demonstração. Como demorou duas horas para ser construído, os organizadores temiam que a coalhada pudesse estar contaminada, então nada foi comido.
“Coalhada e o Sol não combinam”, disse um voluntário.
Fonte:AP