21/09/2004 10h24 – Atualizado em 21/09/2004 10h24
A empresa de aviação Vasp realiza nesta terça-feira uma greve de advertência de 24 horas. Participam da paralisação dos pilotos e comissários da empresa. Eles reivindicam o pagamento dos salários de agosto, o pagamento das diárias de alimentação e a regularização dos depósitos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).
Em Campo Grande, o funcionamento por enquanto está normalizado. A Infraero está aguardando informações com relação a chegada de uma aeronave 737, que sai de São Paulo, com escalas em São José do Rio Preto, Campo Grande e Corumbá, marcada para chegar na Capital às 13h10. Caso essa aeronave não chegue a fazer o trajeto cerca de 100 usuários deve ficar prejudicados.
São Paulo – No Aeroporto Santos Dumont, as pessoas que tinham passagens compradas pela companhia, na ponte aérea Rio-São Paulo, foram surpreendidas com a paralisação, e a única opção para quem não podia adiar o compromisso na capital paulista foi comprar um novo bilhete em outra empresa. Os passageiros também estão sendo remanejados para outras empresa e também devem ser ressarcidos pela Vasp.
Rio de Janeiro – No aeroporto internacional Tom Jobim, os vôos da Vasp para outras capitais também estão retidos por causa da greve. A diretora do Sindicato Nacional dos Aeronautas, Marlene Ruza, disse que a paralisação é conseqüência do “descaso” dos diretores da Vasp quanto aos direitos trabalhistas dos funcionários.
De acordo com Marlene Ruza, caso as reivindicações não sejam cumpridas, uma nova greve, desta vez de 48 horas, já está marcada para o quinto dia útil do próximo mês. Os pilotos e comissários da Vasp realizam uma assembléia hoje, às 14h, no Rio e em São Paulo, para uma avaliação do movimento que só termina à meia-noite.
Fonte:RMT online