22/09/2004 17h04 – Atualizado em 22/09/2004 17h04
Coxim News
Mais de 260 mil candidatos se inscreveram para concorrer às 50 mil novas vagas para o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies). Os estudantes tiveram até a última segunda-feira, 20, para finalizar as inscrições por meio da entrega do protocolo na instituição em que estudam. Até o início da tarde de hoje, mais de 217 mil candidatos já haviam finalizado as inscrições. As Instituições de Ensino Superior (IES) que participam do programa terão até o dia 23 para informar ao MEC a lista dos estudantes confirmados.
No dia 24, próxima sexta-feira, o MEC divulgará a primeira lista dos estudantes inscritos – confirmados e não confirmados pelas instituições. Os inscritos e não confirmados podem entrar com recurso até o dia 29 deste mês. O resultado final da seleção será divulgado no dia 10 de outubro.
As inscrições foram abertas no dia 16 de agosto e se estenderam até o dia 17 de setembro. Uma das novidades do Fies, neste ano, foi a retirada da obrigatoriedade do fiador, devido a uma liminar da Justiça. A decisão foi tomada com base em duas ações civis públicas impetradas pelo Ministério Público Federal nos estados do Paraná e Rio de Janeiro e estendidas a todo o território nacional. Os critérios para classificação dos candidatos serão mantidos. No entanto, candidatos de raça/cor negra terão 20% de acréscimo de prioridade em relação às vagas oferecidas. O mesmo já ocorre com candidatos provenientes de escolas públicas e aqueles que são professores do ensino básico.
O Fies beneficia atualmente 163 mil estudantes de baixa renda de universidades particulares. A receita utilizada no programa é proveniente de recursos ordinários do Tesouro Nacional; de concursos de prognósticos (30% de toda a receita de loterias); e pelo pagamento dos financiamentos já concedidos (amortização e juros). Cerca de R$ 655 milhões serão gastos em 2004 para manter os estudantes já contratados pelo programa.