22/09/2004 14h01 – Atualizado em 22/09/2004 14h01
Globo On line
Um ônibus escolar caiu em uma barragem em Erechim, norte do Rio Grande do Sul, na manhã desta quarta-feira. Conforme informações da Defesa Civil, até o momento, 14 mortes foram confirmadas. Equipes de resgate retiraram 11 crianças com vida. O veículo foi retirado da água pela manhã após permanecer por mais de três horas submerso.
O acidente ocorreu às 6h30, quando o ônibus aparentemente teve problemas mecânicos num trecho de estrada de terra que corta a barragem da Corsan (Companhia Riograndense de Saneamento), a 5 km do centro da cidade. Chovia no momento da queda. Naquele local a profundidade é de cerca de 8m. O ônibus ficou submerso e só pôde ser retirado às 9h30.
O número de vítimas deve aumentar, segundo o Coronel Aráujo, da Brigada Militar. Ele disse que há aproximadamente de 15 a 20 crianças mortas no fundo do lago. O total de mortos pode chegar a 32 pessoas. O motorista ainda não foi resgatado. Ao içar o veículo do local, não havia corpos em seu interior.
O secretário da Educação, José Fortunati, lamentou o ocorrido e lembrou que milhares de estudantes das redes municipal e estadual de ensino são transportados diariamente por coletivos. Fortunati destacou que o tempo chuvoso dificulta o tráfego por ruas e estradas, e considerou o acidente “uma tragédia”.