23/09/2004 08h26 – Atualizado em 23/09/2004 08h26
Midiamax News
Um temporal derrubou quatro torres da Eletronorte em Lucas do Rio Verde ontem à tarde e provocou um blecaute total em 21 municípios da região Norte de Mato Grosso, atingindo diretamente 97.126 pessoas. O incidente ocorreu acerca de 10 quilômetros do município, por volta das 14h40.
As quatro torres feitas de ferro galvanizado terão que ser substituídas por completo, para que os moradores tenham luz novamente. A previsão é de que a energia só seja restabelecida, na melhor das hipóteses, hoje à noite, dependendo do trabalho das equipes da Eletronorte e da Rede Cemat, que já estão no local desde ontem à noite.
Parte dos materiais foi levado de Rondonópolis e Cuiabá. “Vamos trabalhar a noite inteira (ontem) e o dia inteiro de amanhã (hoje) para tentarmos restabelecer o sistema”, afirmou o superintendente regional da Eletronorte Paulo César Kagima, pouco antes de seguir ainda ontem para o município.
Segundo ele, a queda de torres já ocorreu duas vezes em Mato Grosso, mas o incidente de ontem causou mais prejuízos. Kagima ressaltou que o sistema só voltará ao normal hoje à noite caso não haja nenhum imprevisto e, principalmente, a chuva não atrapalhe o trabalho dos técnicos.
Segundo moradores de Lucas do Rio Verde, o temporal trouxe chuva e vento forte e se estendeu por toda à tarde e à noite. No município, poucas residências que ainda guardavam geradores movidos a diesel tiveram mais algumas horas de energia.
Os maiores danos, no entanto, foram sentidos nos estabelecimentos comerciais e na indústria. Os grandes galpões usados para secar sementes e caroços de algodão tiveram o funcionamento interrompido por completo.
Os geradores a diesel não suportam a carga de energia acumulada nas indústrias, por isso o temor é que a produção possa ser comprometida caso o sistema não seja restabelecido rapidamente. As informações são do jornal A Gazeta.