23/09/2004 14h20 – Atualizado em 23/09/2004 14h20
Terra
O candidato do PSTU, Dirceu Travesso, foi preso hoje pela manhã quando participava de um protesto organizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo. Segundo a assessoria de imprensa do partido, Dirceu tentava defender um militante durante um confronto com a Polícia Militar e acabou sendo preso. Ele foi levado para o 1º DP e solto logo depois.
O incidente ocorreu em frente à agência da Nossa Caixa, na região central de São Paulo. Dirceu, que é bancário, disse que se identificou como candidato político e que sua prisão poderia causar uma repercussão negativa para a polícia, já que pela lei os candidatos não podem ser presos no período pré-eleitoral.
O candidato do PSTU teria sido jogado no chão, algemado e colocado no carro da polícia à força, conforme sua assessoria de imprensa. Segundo Travesso, os bancos estão chamando a polícia para tentar interromper a paralisação dos bancários, que completa hoje nove dias. “O caso não é isolado. Há mais registros de violência contra os grevistas em outros bancos. As instituições querem fragilizar o movimento e acabar com a greve, que questiona essa política de arrocho salarial.”