23/09/2004 08h22 – Atualizado em 23/09/2004 08h22
Midiamax News
Indagado sobre violência urbana na entrevista coletiva a emissoras de rádio, nesta quinta-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que a questão é de responsabilidade dos governos estaduais, mas enumerou medidas que o governo federal vem tomando para reforçar a segurança pública.
“O governo federal pode e está tendo política de unificar vários procedimentos para a prisão de pessoas que cometem crime”, disse. Lula citou a criação da Força Nacional de Segurança Pública, “policiais altamente preparados que farão intervenção em momentos excepcionais, quando requeridos pelos governadores”, segundo explicou.
“Criamos o gabinete de gestão integrada, que nos permite ter uma ação no momento em que acontece determinado fato em cada estado e outra coisa é que estamos com um sistema de investigação que permite, quando o cidadão fizer a impressão digital em Roraima, automaticamente essa impressão digital estar em São Paulo, no sul”, argumentou.
Lula elogiou a atuação do ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, e destacou o combate à lavagem de dinheiro. “Nosso trabalho pra combater o crime organizado e a lavagem de dinheiro nunca foi feito na História deste país. É um trabalho que precisa ser feito com muita inteligência e muito cuidado. Segurança pública é como economia: se falar, não faz. Então, faça. Estamos fazendo a coisa com muita inteligência”, declarou.