23/09/2004 16h15 – Atualizado em 23/09/2004 16h15
Da Redação
O Mutirão de Limpeza, realizado pela Gerência de Saúde em parceria com o Departamento de Serviço Urbanos (DSU), fecha amanhã todo o perímetro urbano de Três Lagoas. Segundo o coordenador de Endemias, Doílio Aparecido Dias, do mês de maio, quando iniciou o mutirão, até hoje, foram recolhidos 2.268 caminhões de entulhos, galhadas e materiais inservíveis por toda a cidade.
Hoje, o mutirão está agindo na área que vai do Cristo, na Ranulpho Marques Leal até o bairro Santa Julia, pegando o Jardim Alvorada e região. “Nós também fechamos a borrifação preconizada pelo programa”.
O coordenador explicou que o número de casos de leishmaniose vem diminuindo, em agosto a Gerência de Saúde registrou apenas um caso da doença em humanos, no qual a vítima veio a óbito. Já em setembro ainda não foram registrados novos casos.
NOVO PLANO DE AÇÃO
De acordo com Dias, a Coordenação de Endemias está reunida com a Coordenação Estadual de Vetores nesse momento para discutir e traçar o novo plano de ação do setor. “O nosso objetivo é traçar uma nova programação para os bairros onde houver maior número de casos de Leishmaniose em humanos, juntamente com o índice de cães positivos e flebótomos apreendidos. Nós já estamos determinando as áreas”, explicou ele. O coordenador informou também que, através dessa programação, será iniciada na segunda-feira (27) uma nova etapa de borrifação.