22.7 C
Três Lagoas
sexta-feira, 25 de abril de 2025

Presidente do PTB confirma pedido de dinheiro ao PT

23/09/2004 08h34 – Atualizado em 23/09/2004 08h34

24 Horas News

O presidente do PTB, deputado Roberto Jefferson (RJ), pediu há dez dias R$ 1,5 milhão ao presidente do PT, José Genoino, para financiar a campanha do candidato do partido à prefeitura de Recife, Joaquim Francisco. Genoino confirma que houve o pedido.

Segundo ambos, porém, o petista não ajudou o PTB. “Não tenho nem para os meus, como é que eu vou ajudar os adversários dos meus?”, respondeu Genoino ao pedido de Jefferson, de acordo com o relato dos dois.

Para Roberto Jefferson, foi esse episódio que motivou a denúncia, publicada na revista Veja, de que PT e PTB fizeram um acordo de apoio mútuo, que envolveu pagamento em dinheiro do PT para o PTB.

O presidente do PFL, senador Jorge Bornhausen (SC), iniciou ações em várias frentes para investigar o acordo. “Ninguém precisa fazer comissão parlamentar de inquérito ou qualquer outro tipo de investigação. Eu assumo que pedi. Não vejo nada de mais em ter pedido. E o Genoino negou. É só o que existe”, afirma Jefferson.

 Acordo amigo 

O acordo eleitoral entre o PT e o PTB tem cerca de 90 dias. Foi acertado em São Paulo. Segundo Genoino, está firmado em três pontos: formação de chapas conjuntas onde fosse possível, apoio mútuo no segundo turno e participação nos eventuais governos municipais que vierem a ser eleitos. “Não houve acordo financeiro”, disse Genoino.

De qualquer modo, firmado o acordo, Jefferson julgou que havia espaço para pedir dinheiro ao petista. E foi efetivamente o que fez há dez dias. Segundo ele, pressionado pelo PTB de Pernambuco, em dificuldades para tocar a campanha de Joaquim Francisco. Boa parte da elite política pernambucana está envolvida com o PTB e seu candidato. E, com o avanço do prefeito João Paulo rumo à reeleição, o esforço petebista tende a um retumbante fracasso.

Segundo Jefferson, quando o ex-presidente do partido José Carlos Martinez era vivo, havia uma promessa dele de financiar a campanha de Joaquim Francisco. Mas Martinez morreu em um acidente de avião, e o PTB ficou sem aquela fonte de recursos. Os pernambucanos julgaram que poderiam, assim, obter o dinheiro com o PT de Genoino.

Segundo Jefferson, quando não conseguiram, voltaram-se contra o partido. “Essa denúncia é fogo amigo. Saiu do próprio PT. Enlamearam o partido da ponta do sapato à última raiz do cabelo. E agora, eu vou levar pelo menos mais cinco anos para recuperar a imagem do PTB”, reclama Jefferson.

Apesar da versão de Jefferson, o PFL quer explicações. Jorge Bornhausen disse que o partido vai ingressar com uma denúncia no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para investigar as contas do PT e do PTB. “A notícia é estarrecedora. Na verdade nunca se viu fato similar na política brasileira. Um partido negociando com outro mediante pagamento a parlamentares. Negociação feita dentro do Palácio do Planalto entre os presidentes dos partidos e ministros de Estado”, afirmou Bornhausen.

O PFL ainda vai acionar o Conselho de Ética da Câmara para investigar os deputados acusados de participar da distribuição do dinheiro. Informações Correioweb.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.