24/09/2004 16h28 – Atualizado em 24/09/2004 16h28
Folha News
Os bancários, em greve desde a quarta-feira da semana passada, se reúnem esta tarde em Brasília (DF) com o ministro do Trabalho, Ricardo Berzoini. A categoria vai reclamar das medidas utilizadas pelos bancos para desmobilizar a greve. Entre elas está o uso de força policial .
A categoria reivindica 25% de aumento salarial. Os bancos ofereceram 8,5% de aumento e um adicional de R$ 30 para quem ganha até R$ 1.500 por mês.
Em São Paulo, os grevistas farão uma passeata pelas ruas do centro da cidade. O ato faz parte da campanha salarial da categoria, que tem data-base para negociação salarial em setembro. Pela programação, os bancários devem se concentrar na praça Ramos, em frente ao Teatro Municipal. De lá, seguem para a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos). O ato termina com uma assembléia na praça do Patriarca.
Pelos cálculos do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, a greve conta com a adesão de 30 mil trabalhadores. No Brasil, o movimento conta com mais de 200 mil pessoas.