24/09/2004 14h10 – Atualizado em 24/09/2004 14h10
Conesul News
O número de roubos e furtos de veículos em Mato Grosso do Sul diminuiu 25,5% este ano em relação a 2003. De acordo com levantamento da Delegacia Especializada de Furtos e Roubos de Veículos (Defurv), a média mensal de ocorrências no ano passado foi de 145, ao passo que, em 2004, estão sendo verificados 108 casos por mês. Veículos populares, automóveis ou motocicletas, continuam sendo os preferidos dos bandidos.
Conforme analisa o delegado titular da Defurv, Luiz Alberto Ojeda, cautela dos proprietários e ação policial podem explicar as estatísticas. A cautela pode ser comprovada pela corrida de proprietários de veículos às lojas que instalam alarmes automotivos. De acordo com o proprietário da loja Paddock, Cláudio Costa, cerca de 25 alarmes são instalados em automóveis por semana. No ano passado, esse número era de aproximadamente 18.
O delegado da Defurv apresentou dados comprovando que 46% dos veículos roubados ou furtados são recuperados. “Esse número é considerado bom. Tendo em vista que anos atrás poucos automóveis eram reencontrados”, comenta Ojeda. E completa: “Além disso, tem a prisão de quadrilhas que vem sendo realizada. No começo de julho prendemos oito pessoas que tinham dez camionetes roubadas. Depois disso, o número de roubos desse tipo de veículo chegou a quase zero.”
A Defurv está fazendo levantamento detalhado sobre a ação dos ladrões de veículos em Campo Grande. O que se sabe até agora é que a maioria age à noite e na região central da cidade.