24.1 C
Três Lagoas
segunda-feira, 28 de abril de 2025

Programa incentiva escolas públicas a adotar ações éticas

24/09/2004 16h12 – Atualizado em 24/09/2004 16h12

Reporter MS

Na segunda-feira, 27, a partir das 8h30, o secretário de Estado de Educação, Hélio de Lima, participa do evento de implantação do programa Ética e Cidadania Construindo Valores na Escola e na Sociedade. A iniciativa do Ministério da Educação (MEC) busca incentivar as escolas estaduais e municipais de cidades com mais de 100 mil habitantes a implementar ações educativas que levem à formação moral, ética e cidadã dos alunos e da comunidade escolar.

Em Mato Grosso do Sul, inicialmente, o programa será implantado em Campo Grande. Quatro linhas deverão ser levadas em consideração no desenvolvimento do programa: ética, convivência democrática, direitos humanos e inclusão social.

De acordo com a proposta do programa, a participação das unidades escolares deverá realizar-se por adesão. A gestora de Ensino Médio da Secretaria de Estado de Educação (SED), Veronice Lopes de Souza Braga, afirma que sua equipe, que é responsável pelo programa em escolas estaduais, “promoverá um contínuo trabalho de conscientização sobre o programa sempre que acontecer as visitas técnicas às unidades”.

Para aderir ao programa, as unidades de ensino fundamental ou de ensino médio devem criar um Fórum Escolar de Ética e de Cidadania, que será a entidade responsável por organizar as atividades recomendadas. A formulação do fórum não obedece a um critério pré-estabelecido, entretanto, o MEC recomenda que essa instância contenha a participação de todos os segmentos da comunidade escolar: professores, estudantes, pais de alunos, servidores, gestores e representantes da comunidade que circunda a escola.

Após a criação do fórum, a escola está apta a receber informações e materiais do MEC necessários para o desenvolvimento do programa. Livros que tratam sobre temas como questões étnicas, Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), relacionamento com pessoas com necessidades educativas especiais, violência, convivência entre os diversos gêneros sexuais e democracia serão fornecidos às escolas.

Conscientização
Para que a sociedade civil seja informada da importância da implementação do programa e da discussão da ética em todos os momentos, a SED convidou representantes do MEC para virem a Campo Grande para falar sobre a iniciativa.
O Seminário Regional de Ética e Cidadania de Campo Grande acontecerá no Centro de Educação profissional Ezequiel Ferreira Lima (Cepef), na rua Antonio da Silva Vendas nº 115, bairro Miguel Couto.

Confira a seguir a programação do Seminário:
· 8h30 – Abertura
Apresentações do projeto realizadas pelos seguintes convidados: professora Lucia Helena Lodi, da Secretaria de Educação Básica – SEB/ Ministério da Educação; Alberto Albino dos Santos, da Subsecretaria de Promoção dos Direitos da Criança e Adolescência
· 9h – Palestra com o tema: “As Políticas do Ensino Médio”, com a ministrante Lucia Helena Lodi, diretora do Departamento de Ensino Médio/SEB/MEC
· 9h20 – Palestra “Estratégia de Enfrentamento da Violência nas Escolas”, com o representante da Subsecretaria de Promoção dos Direitos da Criança e Adolescência do MEC, Alberto Albino dos Santos
· 10h – Apresentação do pograma Ética e Cidadania, com o professor da Universidade de Campinas (UNICAMP), Ulisses Araújo
· 12h – Intervalo
· 13h30 – Oficina e atividades em grupo
· 16h – Plenária
· 17h – Encerramento

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.