25/09/2004 08h15 – Atualizado em 25/09/2004 08h15
Globo On line
Rubens Barrichello, da Ferrari, largará na pole position do primeiro GP da Fórmula 1 na China, que será realizado às 2h (horário de Mato Grosso do Sul) de domingo, no circuito de Xangai, com transmissão ao vivo da TV Globo. O piloto brasileiro conquistou a 12ª pole de sua carreira ao marcar o tempo de 1m34s012.
O finlandês Kimi Raikkonen, da McLaren, completa a primeira fila. Adversário de Rubinho na briga pelo vice-campeonato, o inglês Jenson Button, da BAR, vai largar na terceira posição.
Campeão mundial por antecipação, Michael Schumacher foi o último a entrar na pista. Mas a tentativa de tirar a pole de seu companheiro de equipe acabou quando a Ferrari do alemão rodou. Com isso, Schumacher não marcou tempo e largará na última fila.
Felipe Massa, da Sauber, obteve a melhor classificação de sua carreira ao fazer o quarto tempo – 1m34s759. Ricardo Zonta, da Toyota, ficou com a 14ª posição.
Rubens Barrichello tem 98 pontos, contra 71 de Button. Para assegurar o vice-campeonato com duas provas de antecedência, Rubinho tem de marcar em Xangai pelo menos quatro pontos a mais do que o piloto da BAR. Motivação não faltará ao brasileiro: há duas semanas, ele venceu com categoria em Monza, onde também fora o pole-position.