27/09/2004 16h26 – Atualizado em 27/09/2004 16h26
Terras MS
Um dos maiores símbolos do amor está comemorando nesta segunda-feira (27) 230 anos. Para comemorar o aniversário do Taj Mahal, um dos mais renomados palácios do mundo e representante mais fiel do amor, centenas de crianças se reuniram em frente ao palácio para soltar pombas e balões em forma de coração.
Vários turistas que visitaram o palácio construído em mármore branco pelo imperador Shahjahan em homenagem a sua mulher Muntaz Mahal, foram presenteados por enfeites de flores, apresentações musicais e a “pinta”, símbolo indiano em suas testas.
Do lado de fora do Taj Mahal, às margens do rio Yamuna, um casal de atores representaram Shahjahan e Muntaz, recriando o romance do século 17, entre um príncipe e a filha de um nobre. O ator Rajan Kumar, se vestiu com uma túnica branca, com colares de pérolas e um turbante com uma longa pena. Segundo o ator, o lugar mais apropriado para se esquecer qualquer conflito, é o Taj Mahal. E a representação do casal é uma forma de mostrar como as pessoas devem se interagir.
O governo local, afirmou que com as comemorações, o mercado turístico irá aumentar, já que esse ramo econômico ficou basicamente quatro anos em constante retração devido a problemas internos e internacionais. O número de turistas diminuiu por causa dos ataques de 11 de setembro e dos problemas com o Paquistão.
Ao mesmo tempo em que estão sendo realizadas as comemorações, o mercado espera a decisão da Suprema Corte do país sobre o pedido do governo para a autorização de visitas noturnas ao monumento. As visitas noturnas foram proibidas em 1984, com o surgimento de rumores sobre ataques terroristas, e em 200 a proibição foi reforçada com a preocupação de preservação do monumento, já que o alto nível de gases liberados pelos carros e fábricas na região deixaram amareladas as paredes do monumento.
O ponto alto das comemorações será no período da noite desta segunda-feira, com um concerto no Forte Agra, um prédio construído com pedras vermelhas localizado nos arredores do monumento. Simbolizando a paz, o evento contará com a apresentação do cantor paquistanês Ghulam Ali, juntamente com o cantor indiano Hariharan.
De acordo com historiadores, o imperador Shahjahan consultou especialistas do Oriente Médio e da Europa para planejar a construção do palácio, o qual mobilizou cerca de 20 mil pessoas durante 22 anos. Não se sabe ao certo quando as obras terminaram, mas segundo o Centro de Pesquisas Arqueológicas da Índia acredita que isso aconteceu em 1654