24.7 C
Três Lagoas
sexta-feira, 25 de abril de 2025

Diários de Motocicleta é indicado a duas categorias do Oscar

25/01/2005 13h56 – Atualizado em 25/01/2005 13h56

Terra

Diários de Motocicleta, do diretor brasileiro Walter Salles, foi indicado pela própria Academia de Hollywood para concorrer nas categorias Roteiro Adaptado e Canção. O anúncio foi feito na manhã de hoje pelo ator Adrien Brody, que levou o Oscar de Melhor Ator por O Pianista, em 2002.

Diários disputará na categoria Roteiro Adaptado com Antes do Pôr-de-Sol, Menina de Ouro, Sideways e Em Busca da Terra do Nunca. O roteiro é de Jose Rivera, adaptado dos diários escritos por Ernesto Guevara de la Serna (Che) e seu amigo Rodrigo De la Serna durante uma viagem de motocicleta feita em 1952. Cidade de Deus concorreu na mesma categoria no último ano.

Pelo prêmio de Melhor Canção, o filme será representado pela música El Otro Lado del Río e irá concorrer com Shrek 2, O Expresso Polar, O Fantasma da Ópera e The Chorus.

Diários de Motocicleta é falado em espanhol, financiado por grupos estrangeiros e feito por equipe técnica de latino-americanos. Por ser considerado pela Academia uma produção de múltiplos países, não pôde concorrer ao prêmio de Melhor Filme Estrangeiro. O representante brasileiro nesta categoria, Olga, não foi selecionado para disputar a estatueta.

Na disputa pelo Globo de Ouro deste ano de Melhor Filme Estrangeiro, o longa produzido por Robert Redford foi preterido pelo espanhol Mar Adentro, dirigido por Alejandro Amenábar e estrelado por Javier Bardem. Na disputa pela Palma de Ouro em Cannes, acabou perdendo para Fahrenheit 11/9, de Michael Moore.

O longa mostra a viagem de moto empreendida pelo então jovem estudante de medicina de 23 anos Ernesto Guevara de la Serna (Gael García Bernal) com o amigo de 29 anos, o bioquímico Alberto Granado (Rodrigo de la Serna).

Colado nos diários de viagem escritos pelos dois rapazes – De Moto pela América do Sul, de Guevara, e Con el Che por Sudamérica, de Granado -, o roteiro do estreante José Rivera demarca o espaço para uma narrativa humanista, nada épica, calcada em pequenos acontecimentos cotidianos, vividos por duas pessoas comuns.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.