23/09/2005 14h54 – Atualizado em 23/09/2005 14h54
Gazeta Mercantil
Há 63 anos no mercado, o chocolate Bis está ganhando suas primeiras remodelagens: além de dois novos sabores, o chocolate mais vendido no mercado nacional, dono de 10% das vendas do setor, também poderá ser encontrado em novas embalagens. As mudanças são uma aposta da Kraft Foods, empresa que tem o Bis como carro-chefe no mercado brasileiro de doces e não revela o valor do investimento nas novas linhas. A primeira novidade foi o lançamento do Bis Morango, lançado no varejo em maio deste ano. O próximo foi o Bis Laranja. Como passo seguinte, a Kraft escolheu desenvolver embalagens menores, como a que vem com apenas quatro unidades e será vendida a R$ 1. Batizada de “Bis com quatro”, ela está sendo testada há dois meses em Curitiba e, se aprovada, deve ganhar o restante do País. Há poucas semanas, a bandeja tradicional com 20 unidades embrulhada com plástico, usada há décadas pela empresa, passou a ser feita de material laminado e hermeticamente fechado (flow pack). A idéia é conferir modernidade ao visual, de acordo com Gruner. A versão que vem com quatro unidades também tem a nova roupagem. “O nosso objetivo é reinventar um ícone de mercado”, diz Gabriel Gruner, diretor de marketing da divisão de chocolates da Kraft do Brasil. O lançamento de novos sabores para produtos tradicionais também foi a estratégia usada para outra marca importante da empresa, a linha Sonho de Valsa, com a versão morango, que chegou ao mercado em janeiro. Produzida apenas no Brasil, a linha Bis foi incorporada pela multinacional norte-americana em 1996, quando adquiriu a brasileira Lacta. “A relação da marca com o mercado nacional é tão grande que a Kraft apresentou o Bis como um dos símbolos brasileiros nas comemorações do ano do Brasil na França”, lembra Gruner. Produzido na fábrica da Kraft em Curitiba (PR), o Bis é exportado para Japão, Bolívia, Paraguai e Uruguai. O potencial do mercado do Bis atraiu até mesmo a suíça Nestlé, que lançou o seu ‘Sem Parar’ para concorrer com a marca da Lacta. A chegada da rival não chegou a abalar a Kraft, que hoje lidera absoluta, com 69,7% das vendas da categoria chamada “bit size”, que inclui ainda pequenos confeitos, segundo a AC Nielsen. A Nestlé detém 8,9%, mas a porcentagem foi suficiente para que a empresa começasse a se mexer. “Já chegamos a deter 71% desse mercado e queremos consolidar nossa liderança”, diz Gruner. A Kraft detém atualmente 34% do mercado total de chocolates no Brasil, que movimenta R$ 4 bilhões por ano. Das 96 mil toneladas vendidas no ano passado, a marca respondeu por 33%. O Brasil é o segundo maior mercado de chocolates da Kraft, atrás da Alemanha. A Kraft faturou, no ano passado, R$ 2,9 bilhões no País, contra o total de R$ 2,3 bilhões obtidos em 2003.