32.1 C
Três Lagoas
quarta-feira, 22 de janeiro de 2025

Executivos da Paper visitam Chamflora

11/05/2006 11h08 – Atualizado em 11/05/2006 11h08

Assessoria de Comunicação

De 9 a 11 de maio, o Brasil recebeu os executivos que compõem o Conselho de Administração da International Paper Co. Em 108 anos da companhia, sendo 46 de atuação no País e 18 em Três Lagoas e região através da Chamflora, esta é a primeira vez que o Brasil acolheu o Board, como é conhecido o conselho mundial da empresa. Em mais de um século, é também a terceira vez que os executivos se reuniram fora dos Estados Unidos.

Dentre os visitantes que conheceram na quarta-feira, dia 10, os plantios de eucalipto (próprios e em parceria) mantidos pela Chamflora e o Horto Barra do Moeda, onde se localiza o terreno para a possível instalação da fábrica de celulose e papel da IP, estavam o CEO (chief executive officer) e chairman John Faraci da International Paper Co. Os executivos foram recebidos e acompanhados por Maximo Pacheco, presidente executivo da International Paper do Brasil e vice-presidente sênior da International Paper Co.

A visita ao País tem como objetivo aprofundar o conhecimento do Board da IP sobre as oportunidades que o Brasil tem para atrair investimentos estrangeiros, além de ser uma ocasião para conhecer as operações da companhia em território brasileiro, sua estrutura física, recursos florestais e humanos, estratégias mercadológicas e planos de expansão. O Brasil é visto pelo Conselho de Administração como uma excelente oportunidade de negócios para a IP.

O País é considerado o futuro grande fornecedor de celulose do mercado mundial, pois tem a seu favor o clima, a boa produtividade e o baixo custo na produção de fibra curta de eucalipto, que é a base para a produção de papel para imprimir e escrever. Outra vantagem brasileira é a facilidade para atingir os outros mercados latino-americanos. Segundo Maximo, a visita do Board permitirá, também, o conhecimento e a discussão sobre as oportunidades que o País apresenta para continuar sua escalada de crescimento e desenvolvimento para atender as necessidades e anseios de seu povo. “Espero que possamos continuar sempre trabalhando juntos no desenvolvimento dos setores florestal e de papel e celulose do Brasil”, concorda o CEO e chairman da International Paper Co. John Faraci.

IP em Três Lagoas e região

A empresa chegou ao Mato Grosso do Sul em 1988, com a Chamflora Três Lagoas Agroflorestal Ltda, subsidiária da IP que tornou-se referência em tecnologia, modelo de gestão, inovadora em desenvolvimento operacional, qualidade de florestas e mão-de-obra especializada. Hoje, no total, a empresa possui cerca de 100 mil hectares, sendo aproximadamente 75 mil hectares plantáveis e 25 mil hectares destinados às áreas de reserva legal e de preservação permanente. Em 2005, a empresa plantou mais de 20 mil hectares na região, sendo 7 mil hectares em parcerias com proprietários rurais.

Atualmente conta com 1.288 empregados diretos, entre próprios e terceirizados, que trabalham nas florestas e escritórios da subsidiária da International Paper. Segundo o presidente executivo da IP do Brasil, tudo isso não seria possível sem a colaboração dos funcionários. “Nosso quadro funcional é extremamente criativo, competente, talentoso e comprometido com os objetivos de expansão das atividades da empresa no País, fruto do constante investimento em políticas modernas e inovadoras de recursos humanos”, afirma.

Sobre a IP

Sediada nos Estados Unidos, a International Paper lidera a indústria de produtos florestais há mais de 100 anos. A empresa está atualmente transformando suas operações, para focar seus negócios nos segmentos de papéis não revestidos e de embalagens, que operam e atendem clientes nos EUA, Europa, América do Sul e Ásia. Estas operações são complementadas por um vasto sistema de distribuição na América do Norte.

A International Paper está comprometida com a sustentabilidade ambiental, econômica e social, tendo há anos uma política de não utilização de madeiras provenientes de áreas florestais ameaçadas. No Brasil, a IP mantém operações florestais e industriais, principalmente no segmento de papel para imprimir e escrever, sendo líder neste mercado com a linha Chamex e tendo parcela expressiva das exportações do setor. Companhia de sucesso, é também uma empresa social e ambientalmente responsável. Buscando colaborar com a melhoria da qualidade de vida e preservação do meio ambiente e visando ao desenvolvimento sustentável do País, a IP investe em projetos voltados ao meio ambiente, educação e saúde, que ainda possibilitam a ampliação da consciência ecológica e colaboram na formação de cidadãos socialmente responsáveis e multiplicadores dos conceitos de respeito à natureza.

São exemplos de iniciativas da IP o Programa de Educação e Conscientização (PECA), que já atendeu 16.270 estudantes do ensino fundamental e médio desde a sua implantação em Três Lagoas, em 1995; o patrocínio à recém-publicada cartilha “Mais saúde – Conhecer para viver melhor”, distribuída gratuitamente à população; e a doação de 6 mil Chamequinhos que compuseram o kit escolar entregue pela Prefeitura de Três Lagoas aos alunos do ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino.

A IP também adota políticas de respeito ao meio ambiente que a consagram nacionalmente, como atesta o “Diploma de Destaque Nacional em Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Responsabilidade Social”, concedido em março deste ano pelo Instituto Ambiental Biosfera e pelo Instituto Brasileiro de Estudos Especializados (IBRAE). Todas as unidades florestais possuem sistema de gestão ambiental florestal, ISO 14001, e as unidades industriais atuam de acordo com as normas do sistema de gestão da qualidade industrial certificadas pela ISO 9001.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.