27/07/2010 10h55 – Atualizado em 27/07/2010 10h55
O site Perfil News recebeu denúncias e reclamações de que um determinado Posto de Saúde da Família (PSF), em Três Lagoas, estaria fechando para o almoço e as pessoas que ali estavam para ser atendidas no período da tarde teriam que aguardar do lado de fora da unidade, tendo que suportar o sol, além de gestantes tendo que ficar em pé, crianças e adultos sentados na calçada.
Diante deste fato a equipe decidiu entrar em contato com o Secretaria Municipal de Saúde para averiguar o horário de atendimento e esclarecer se realmente os PSFs devem fechar para o almoço.
COMPROVAÇÃO DOS FATOS
Segundo a Diretora de Saúde Coletiva, Angélica Botura Manteiga, o horário de atendimento dos PSFs é das 7 as 11h, com intervalo entre as 11 e 13h, retornando as 13h para as atividades com encerramento as 17h.
A diretora de saúde ainda completa dizendo que consta no decreto que o funcionário do PSF deve trabalhar 40h semanais, sendo assim 8 horas diárias. E que está pleiteando normalizar a questão dos postos fecharem no intervalo do almoço.
Porém, o município conta com Unidade Básica de Saúde (UBS), e o Pronto Atendimento Básico (PAB), as quais não fecham no horário de almoço, que pode atender ou ao menos dar conforto a pacientes que estarão aguardando para o atendimento no intervalo dos períodos.