18/09/2012 14h56 – Atualizado em 18/09/2012 14h56
Você conhece macumba?
Além dos mitos e preconceitos, a árvore traz consigo a essência da cultura africana
Da Redação
Na semana da árvore, trazemos algumas curiosidades sobre essa preciosidade que é tão importante para nosso planeta e economia Nossa primeira árvore é uma espécie um pouco esquecida. A macumba.
Muito antes do sincretismo religioso no Brasil transformar todo culto afro erroneamente em macumba, a palavra designava uma árvore!
Macumba é uma espécie de árvore africana da família das lecitidácas e também um instrumento musical (feito da madeira da árvore homônima) em cerimônias de religiões afro-brasileiras, como o candomblé e a umbanda.
Existe uma tradição no Rio de Janeiro, derivada do candomblé também chamado com o passar do tempo de Macumba, mas para nós, nesse momento, nos importa a curiosidade e a riqueza cultural que essa árvore transmite.
A árvore é da mesma família do famoso Jequitibá. De maneira nobre e resistente, se destaca pela sonoridade.
Na África existem rituais festivos em que são utilizados dessa madeira para fazer os instrumentos com a entonação de som, medida pelo tamanho do corte da madeira.
A temática do nome e da confusão de preconceitos já ganhou espaço nos palcos e nas artes. A intérprete Milena Torres iniciou em 2003 um projeto chamado “Árvore Musical Macumba”, com 17 músicas e a estética de valorização e conhecimento da cultura africana.
O interessante no projeto da cantora é que suas músicas mostram a transformação e ramificação da música e da cultura africana, como galhos de uma mesma árvore.
(*) Com informações de Painel Florestal
