37.5 C
Três Lagoas
sexta-feira, 10 de janeiro de 2025

O que tem sido feito para prevenção da Dengue em Três Lagoas

24/01/2013 17h02 – Atualizado em 24/01/2013 17h02

Secretaria de Saúde tenta tomar medidas preventivas para que a Dengue não se alastre assim como está ocorrendo em Campo Grande

A redação do Perfil News entrou em contato com a Secretaria de Saúde Municipal e entrevistou a Diretora de Vigilância Neide Yuki para ter mais detalhes das atitudes de combate e prevenção que estão sendo tomadas na cidade de Três Lagoas

Ricardo Mendes Silva

Todo mês de janeiro os Municípios brasileiros sofrem com o mesmo problema, o aumento dos casos de Dengue e o forte trabalho de prevenção para que esse problema não se torne uma epidemia.

No verão com a chuva e o calor, vem à dengue. Em Campo Grande capital do estado, uma epidemia da doença fez a cidade decretar situação de emergência. Já são mais de oito mil casos notificados só este ano.

Com o decreto, a prefeitura vai poder contratar agentes de saúde, enfermeiros e técnicos para reforçar os postos. A Justiça autorizou que os mais de mil imóveis que estão fechados na cidade sejam visitados pelos agentes.

E em Três Lagoas tem sido feito algo para não ocorrer essa epidemia?
Para tratar desse assunto a redação do site Perfil News entrou em contato com a Diretora de Vigilância em Saúde Neide Yuki que respondeu algumas perguntas sobre o assunto.

Pergunta – Quantos casos de Dengue foram confirmados em Três Lagoas nesse mês de Janeiro?

Resposta – Em 2013 até a semana epidemiológica nº 3 do dia 13/01/2013 a 19/01/2013, foram notificados 94 suspeitos de dengue e confirmados 03 casos.

Pergunta – Qual o tipo de Dengue que foi diagnosticado e houve algum tipo mais grave?

Resposta – Foram isolados dengue do tipo 1 e 2 em 2012. Estamos aguardando os resultados de exames do isolamento de 2013, que são encaminhados para o Lacen (Laboratório Central) de Campo Grande.

Pergunta – Quais as medidas que a Prefeitura através da Secretaria de Saúde e Diretoria de Vigilância em Saúde estão tomando para PREVENÇÃO desse problema?

Resposta – O município tem intensificado as ações através do trabalho dos Agentes de Endemias nas visitas domiciliares de rotina e, busca ativa dos suspeitos, orientando, eliminando e/ou tratando os depósitos.

Pergunta – Essas MEDIDAS estavam sendo tomadas nos últimos meses do ano passado?

Resposta – Em novembro realizamos um trabalho nos terrenos baldios do município, retirando vários depósitos como (recipientes plásticos, latas, pneus e entulhos como vasos sanitários), trabalhamos também nas principais avenidas verificando e tapando os ocos de árvores, e caixas d’agua destampadas.

O setor de educação em saúde vem realizando palestras durante todo o ano e, no 3º quadrimestre foram realizadas 182 palestras nas Escolas Municipais, Estaduais e particulares com professores e alunos, e também nas empresas.
No caso suspeitos de Dengue, são realizados: bloqueio num raio de 9 quarteirões com a UBV Leve – costal, juntamente com a busca ativa.

Pergunta – Há algum projeto ou medida eficaz que vem sendo tomada com relação a donos de terrenos baldios ou munícipes que não cuidam corretamente da limpeza seu próprio terreno?

Resposta – Sim, já fazemos as notificações de rotina quando necessário.

ENTENDA UM POUCO A DENGUE:

A Dengue é uma doença que afeta mais de 100 milhões de pessoas por ano em todo mundo, no Brasil é uma das doenças que mais geram impacto na saúde pública.

Transmitida por um mosquito o Aedes Aegypti, 70% dos casos ocorrem em lugares muitos quentes e entre o período de janeiro e maio. Por essa doença ocorrer com maior intensidade nas áreas urbanas, para realizar um controle e uma prevenção eficaz é necessário um trabalho em conjunto entre setor público, privado e a população.

Com o Poder Executivo Municipal e a população três–lagoense, agindo juntos com conscientização e responsabilidade muitos casos de dengue serão evitados.

E algumas medidas simples podem fazer toda diferença, por exemplo:
Identificar o mosquito transmissor Aedes aegypti;
Reconhecer os sintomas do dengue

Conscientizar a população sobre a contribuição de cada um na prevenção do Dengue

  • Ter cuidado com o armazenamento do lixo

  • Aprender a selecionar o armazenamento do lixo: material reutilizável e lixo orgânico

  • Não deixar acumular água nas calhas do telhado

  • Tampar cuidadosamente caixas d’água, filtros, barris e tambores

  • Não deixar expostos à chuva pneus velhos ou objetos que possam acumular água (latas, garrafas, cacos de vidro etc).

Diretora de Vigilância em Saúde, Neide Yuki fala sobre as medidas que estão sendo tomadas para o combate a dengue (Foto: Rosildo Moura/Assecom)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.