24/01/2013 17h02 – Atualizado em 24/01/2013 17h02
Secretaria de Saúde tenta tomar medidas preventivas para que a Dengue não se alastre assim como está ocorrendo em Campo Grande
A redação do Perfil News entrou em contato com a Secretaria de Saúde Municipal e entrevistou a Diretora de Vigilância Neide Yuki para ter mais detalhes das atitudes de combate e prevenção que estão sendo tomadas na cidade de Três Lagoas
Ricardo Mendes Silva
Todo mês de janeiro os Municípios brasileiros sofrem com o mesmo problema, o aumento dos casos de Dengue e o forte trabalho de prevenção para que esse problema não se torne uma epidemia.
No verão com a chuva e o calor, vem à dengue. Em Campo Grande capital do estado, uma epidemia da doença fez a cidade decretar situação de emergência. Já são mais de oito mil casos notificados só este ano.
Com o decreto, a prefeitura vai poder contratar agentes de saúde, enfermeiros e técnicos para reforçar os postos. A Justiça autorizou que os mais de mil imóveis que estão fechados na cidade sejam visitados pelos agentes.
E em Três Lagoas tem sido feito algo para não ocorrer essa epidemia?
Para tratar desse assunto a redação do site Perfil News entrou em contato com a Diretora de Vigilância em Saúde Neide Yuki que respondeu algumas perguntas sobre o assunto.
Pergunta – Quantos casos de Dengue foram confirmados em Três Lagoas nesse mês de Janeiro?
Resposta – Em 2013 até a semana epidemiológica nº 3 do dia 13/01/2013 a 19/01/2013, foram notificados 94 suspeitos de dengue e confirmados 03 casos.
Pergunta – Qual o tipo de Dengue que foi diagnosticado e houve algum tipo mais grave?
Resposta – Foram isolados dengue do tipo 1 e 2 em 2012. Estamos aguardando os resultados de exames do isolamento de 2013, que são encaminhados para o Lacen (Laboratório Central) de Campo Grande.
Pergunta – Quais as medidas que a Prefeitura através da Secretaria de Saúde e Diretoria de Vigilância em Saúde estão tomando para PREVENÇÃO desse problema?
Resposta – O município tem intensificado as ações através do trabalho dos Agentes de Endemias nas visitas domiciliares de rotina e, busca ativa dos suspeitos, orientando, eliminando e/ou tratando os depósitos.
Pergunta – Essas MEDIDAS estavam sendo tomadas nos últimos meses do ano passado?
Resposta – Em novembro realizamos um trabalho nos terrenos baldios do município, retirando vários depósitos como (recipientes plásticos, latas, pneus e entulhos como vasos sanitários), trabalhamos também nas principais avenidas verificando e tapando os ocos de árvores, e caixas d’agua destampadas.
O setor de educação em saúde vem realizando palestras durante todo o ano e, no 3º quadrimestre foram realizadas 182 palestras nas Escolas Municipais, Estaduais e particulares com professores e alunos, e também nas empresas.
No caso suspeitos de Dengue, são realizados: bloqueio num raio de 9 quarteirões com a UBV Leve – costal, juntamente com a busca ativa.
Pergunta – Há algum projeto ou medida eficaz que vem sendo tomada com relação a donos de terrenos baldios ou munícipes que não cuidam corretamente da limpeza seu próprio terreno?
Resposta – Sim, já fazemos as notificações de rotina quando necessário.
ENTENDA UM POUCO A DENGUE:
A Dengue é uma doença que afeta mais de 100 milhões de pessoas por ano em todo mundo, no Brasil é uma das doenças que mais geram impacto na saúde pública.
Transmitida por um mosquito o Aedes Aegypti, 70% dos casos ocorrem em lugares muitos quentes e entre o período de janeiro e maio. Por essa doença ocorrer com maior intensidade nas áreas urbanas, para realizar um controle e uma prevenção eficaz é necessário um trabalho em conjunto entre setor público, privado e a população.
Com o Poder Executivo Municipal e a população três–lagoense, agindo juntos com conscientização e responsabilidade muitos casos de dengue serão evitados.
E algumas medidas simples podem fazer toda diferença, por exemplo:
Identificar o mosquito transmissor Aedes aegypti;
Reconhecer os sintomas do dengue
Conscientizar a população sobre a contribuição de cada um na prevenção do Dengue
-
Ter cuidado com o armazenamento do lixo
-
Aprender a selecionar o armazenamento do lixo: material reutilizável e lixo orgânico
-
Não deixar acumular água nas calhas do telhado
-
Tampar cuidadosamente caixas d’água, filtros, barris e tambores
-
Não deixar expostos à chuva pneus velhos ou objetos que possam acumular água (latas, garrafas, cacos de vidro etc).