05/03/2014 08h50 – Atualizado em 05/03/2014 08h50
CONJUNTUA
Coluna diária com os mais diversos tópicos políticos do Mato Grosso do Sul
Williams Araújo
BATENTE
Passada a ressaca do carnaval, as principais lideranças políticas estaduais retomam as conversações com vistas às eleições para o governo de Mato Grosso do Sul. Sem contar a movimentação nos bastidores do PT e do PMDB, outros grupos políticos se organizam em torno da composição da chapa de candidatos aos cargos proporcionais – Assembleia Legislativa e Câmara dos Deputados.
Daqui pra frente, o tempo será curto até a data das convenções que definirão os nomes para a disputa deste ano.
DESPEDIDA
Recém indicado para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, o ainda secretário de Governo, Osmar Gerônymo, acerta os últimos detalhes para fortalecer a campanha do governador André Puccinelli (PMDB) ao Senado.
O braço direito do italiano foi visto operando forte, antes do feriadão de Carnaval, conversando com o empresário Flávio Bigolin, na empresa Alvorada Material de Construção.
PULVERIZAÇÃO
Além de PT e PMDB, outros partidos, inclusive nanicos, se articulam visando a campanha eleitoral deste ano no Estado. A ideia é pulverizar candidaturas na tentativa de levar a disputa para o segundo turno, como ocorreu na briga pela prefeitura de Campo Grande, vencida pelo progressista Alcides Bernal.
O PTB de Ivan Louzada, por exemplo, cogita lançar o presidente da Fiems (Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul), Sérgio Longen, para o governo.
3ª VIA
A grande curiosidade na corrida sucessória estadual é com relação a renúncia do prefeito de Dourados, Murilo Zauith (PSB), que seria anunciada nesta sexta-feira (7) ou no mais tardar até o começo de março.
Apesar da desconfiança de alguns, ele é candidatíssimo à sucessão do governador André Puccinelli, isso para azar do senador Delcídio do Amaral (PT) que deve perder preciosos votos não apenas no reduto socialista, mas em toda região da Grande Dourados.
VERBAS EXTRAS
Os prefeitos vão se reunir na próxima segunda-feira (10), no plenário da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande, com integrantes da bancada federal para discutir, entre outros temas, assuntos relacionados a emendas individuais ao orçamento. Marcada para começar às 9 horas, a reunião foi convocada pelo presidente da entidade, Douglas Figueiredo (PSDB).
Além dos parlamentares, vão participar da reunião representantes da Sudeco.