09/05/2014 08h48 – Atualizado em 09/05/2014 08h48
Conjuntura
Coluna diária com os mais diversos tópicos políticos do Mato Grosso do Sul
Williams Araújo
MUTANTE
Quem imaginava que o quadro político em MS já estivesse praticamente definido, começa a rever as previsões feitas. Os últimos acontecimentos embaralharam até as cabeças mais privilegiadas de informações sobre o processo sucessório.
Mas como sempre é dito aqui, o dinamismo da política é algo que deve ser levado em consideração na hora de fazer as apostas. O cenário, às vezes, se equipara às dunas, que mudam de acordo com o sopro do vento.
PUXADINHO
Em evento público na Capital, o governador André Puccinelli (PMDB) voltou a falar de seu apoio à ‘fada madrinha’ Dilma Rousseff (PT), mas oferecendo em MS o ‘Palanquinho do André’, ou seja, apenas o pessoal. Já com relação ao abraço do PMDB já são outros quinhentos.
No palanque, cujo candidato ao Parque dos Poderes quer distância do PT, o italiano vai ter que fazer o voto camarão, pedir por Nelsinho e esquecer a presidente.
PREÇO
O PR já avisou que vai apoiar o candidato ao Parque dos Poderes que lhe oferecer a vaga de vice. Pelo menos é o que dizem nomes de proa da legenda republicana nesse momento de definição do quadro em torno da sucessão estadual.
Como o partido é forte em termos de representatividade, inclusive com três deputados com assento na Assembleia, as exigências se tornaram maiores. Outros, menos expressivos, exigem a mesma coisa.
BOLA DENTRO
Mesmo afastado há tempos da função de deputado em Brasília, Giroto (PR) viu projeto de sua autoria aprovado pela Câmara. É o que torna em crime hediondo o tráfico de humanos. Além de relevante, a lei vai permitir ao Poder Judiciário pesar a mão nas penas impostas àqueles que traficam pessoas para os mais variados fins.
São crianças, cujo objetivo, na maioria das vezes, é pela retirada dos órgãos, entre outros. O resto agora é com as polícias.
OPÇÃO
A direção do PRP (Partido Republicano Progressista) em Mato Grosso do Sul distribuiu nota à imprensa divulgando seu pré-candidato ao Senado nas eleições deste ano, o procurador da Fazenda Nacional e suplente de vereador em Dourados, Joédi Guimarães.
De acordo com a nota, desde que assumiu o PRP em Dourados em 25 de junho de 2011, Guimarães teve o desafio de organizar e tornar o partido em uma opção viável para as eleições.