28.9 C
Três Lagoas
quarta-feira, 27 de novembro de 2024

CONJUNTURA

Williams Araújo

ENXUTO

Mesmo com o menor número de partidos em sua coligação, o candidato ao governo pelo PSDB, Reinaldo Azambuja, conseguiu o segundo maior tempo de propaganda no rádio e na TV. O tucano buscou atrair siglas significativas em seu ninho e agora poderá desfrutar das amarrações feitas para as eleições.

Com poucas legendas para administrar, Reinaldo deverá se concentrar nos programas eleitorais para levar suas propostas aos sul-mato-grossenses.

REMANDO

Com oito partidos de pouca expressão em sua chapa, o peemedebista Nelsinho Trad ficou com a terceira posição no tempo de sua propaganda eleitoral. Considerado a chave do sucesso para atrair votos, os programas de TV e rádio serão usados à exaustão pelo candidato no convencimento do eleitor.

O resto fica por conta do encontro pessoal com o povão. Seja por meio de comícios, reuniões ou um bom corpo-a-corpo, o que vale é a proposta chegar até os interessados.

DIANTEIRA

Em primeiro na quantidade de partidos coligados e no tempo de propaganda eleitoral, Delcídio do Amaral (PT) vai para a disputa do governo bem alicerçado. Isso na teoria, porque na prática não existe regra que determine que essa posição que ele ostenta agora se concretize nas urnas.

Mas é inegável que ele carrega consigo essa vantagem sobre os demais. Tudo agora fica por conta do desempenho de cada um. Quem tiver maior poder de convencimento pega a chave.

SOLA DO SAPATO

Os demais candidatos ao Parque dos Poderes, entre os quais, Professor Monge (PSTU), Sidney Melo (PSOL) e Evander Vendramini (PP), terão muito pouco tempo no horário da TV para apresentar suas propostas ao eleitor. Por isso, eles devem ir ao encontro da população para falar de suas plataformas de governo.

Sem esse tête-à-tête, dificilmente lograrão êxito nessa empreitada. Isso não significa dizer, porém, que estejam fora do páreo.

CRIATIVIDADE

Com exceção dos postulantes ao Senado, menores em relação às vagas legislativas, os demais candidatos terão tempo minúsculo para se comunicar com o eleitor. Tem casos em que conseguir falar o nome e o número já é uma grande proeza. Os mais criativos se saem melhor e até conquistam votos com suas pequenas falas.

O maior exemplo disso vem do ex-candidato a presidente, Enéas Carneiro, do Prona, que ficou famoso com a frase: ‘meu nome é Enéas’.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.