32.8 C
Três Lagoas
sábado, 15 de fevereiro de 2025

Cargill investe mais R$ 240 milhões para expandir a unidade industrial em Três Lagoas

13/08/2014 09h23 – Atualizado em 13/08/2014 09h23

Cargill realiza audiência pública para apresentar projeto de expansão da fábrica de Três Lagoas

Serão apresentadas informações do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) para aumentar a capacidade de processamento de grãos, construção de refinaria de glicerina e ampliação dos modais ferroviário e hidroviário

Léo Lima com assessoria

Investimentos de R$ 240 milhões vão ser aplicados na ampliação da unidade da Cargill em Três Lagoas, proporcionando maior impulso ao desenvolvimento da indústria e, consequentemente, ao Município que vem experimentando nos últimos dez anos um crescimento formidável em sua economia.

Nesta quinta-feira (14), a Cargill realizará audiência pública para apresentar à comunidade de Três Lagoas o Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto Ambiental (EIA-RIMA) dos projetos de expansão da fábrica localizada no município. São quatro projetos integrados – aumento na capacidade de processamento de grãos, construção de refinaria de glicerina e ampliação dos modais ferroviário e hidroviário. Os projetos irão comportar a crescente demanda do mercado de biodiesel no Brasil.

O Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto Ambiental (EIA-RIMA) têm como objetivo avaliar tecnicamente as interferências sociais, econômicas e ambientais do empreendimento na comunidade de Três Lagoas. A apresentação dos estudos em audiência pública faz parte do processo de licenciamento para obtenção da licença ambiental prévia e permite à comunidade esclarecer dúvidas sobre o empreendimento, fazer perguntas e trazer contribuições. Todos os dados técnicos presentes no EIA-RIMA serão analisados pelo Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (IMASUL), autoridade estadual responsável pela emissão das licenças.

SOBRE OS PROJETOS

Com o aumento na capacidade de processamento de soja de 2.100 ton/dia para 3.200 ton/dia, a fábrica aumentará sua produção de farelo e óleo para a produção do biodiesel – atualmente a fábrica está operando com 80% de sua capacidade total.

Na fabricação de biodiesel é obtida também a glicerina, ingrediente usado em aplicações industriais. Com a construção da refinaria, será produzida uma glicerina com 99% de pureza, cujas aplicações são direcionadas às indústrias de cosméticos, alimentos e bebidas.

Os outros dois projetos, de ampliação dos modais ferroviário e hidroviário, têm como objetivo facilitar o escoamento da produção da fábrica. A ampliação do terminal ferroviário servirá para aprimorar o carregamento de biodiesel e a do terminal hidroviário, para o carregamento de farelo. Os projetos, no entanto, ainda precisam passar por aprovação interna para, com a licença prévia, serem executados.

Com a expansão, a fábrica fará a contratação de 25 novos funcionários e, durante as obras, contará com aproximadamente 500 trabalhadores. A previsão do período de obras é de dois anos.

SOBRE A CARGIL

Produzimos e comercializamos internacionalmente produtos e serviços alimentícios, agrícolas, financeiros e industriais. Em parceria com produtores, clientes, governos e comunidades, e por meio de nossos quase 150 anos de experiência, nós ajudamos a sociedade a prosperar. Temos 143 mil funcionários em 67 países que estão comprometidos em alimentar o mundo de forma responsável, reduzindo impactos ambientais e melhorando as comunidades onde vivem e trabalham.

No Brasil desde 1965, somos uma das maiores indústrias de alimentos do País. Com sede em São Paulo (SP), a empresa está presente em 16 Estados brasileiros por meio de unidades industriais e escritórios em 156 municípios e mais de 9 mil funcionários. Para mais informações, visite www.cargill.com.

(*) Com Assessoria de Imprensa da Cargill

Unidade da Cargil na região do Jupiá, em Três Lagoas, vai ser ampliada (Foto: Divulgação)

Com a ampliação, a capacidade de processamento de soja de 2.100 ton/dia alcançará  3.200 ton/dia

Os quatro pontos do projeto de expansão da fábrica em Três Lagoas (Foto: Divulgação)

Com a expansão, a produção na fábrica será sequencial, conforme mostra a ilustração (Foto: Divulgação)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.