Roberto Costa
Ministeriável – O deputado federal eleito José Orcírio Miranda dos Santos (Zeca do PT), deve assumir o cargo de ministro da Pesca e Aquicultura. Biffi faz campanha para que a presidente Dilma oficialize o convite.
**
Governo novo I – O deputado federal Reinaldo Azambuja, do PSDB, foi eleito governador do Estado de Mato Grosso do Sul encarnando o espírito da mudança. O representante tucano teve 741.516 votos.
**
Governo novo II – Os institutos que pesquisaram a eleição em Mato Grosso do Sul, Ipems, DATAmax e SBT/Vale Consultoria, cravaram com antecipação o resultado do pleito assegurando a vitória de Reinaldo.
**
Governo novo III – Datafolha e Ibope, dois renomados institutos, erraram no primeiro e no segundo turno.
**
Beija mão – Se o governador eleito Reinaldo Azambuja não se cuidar, “terá a pele de ambas as mãos desgastada pelos interessados em conseguir uma ‘boquinha’ na futura administração”.
**
Governo velho I – Dilma Vana Rousseff (PT), 66 anos, foi reeleita, em segundo turno, presidenta do Brasil. A petista somou 51,64% (54.499.901 votos) dos votos válidos contra 48,36% (51.041.010 votos) de Aécio Neves (PSDB).
**
Governo velho II – A diferença entre os candidatos foi de 3.458.891 votos. As abstenções somaram 21,10%, um total de 30.137.165 votos. Imagine então se o voto não fosse obrigatório.
**
Falha nossa – Confiante na vitória de Delcídio no primeiro e no segundo turno, prefeito de Anastácio. Douglas Figueiredo, agora anda postando recadinho na rede social tentando uma aproximação do vitorioso.
**
Aposentadoria – Depois de 11 mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa, o deputado Londres Machado (PR) sofreu sua primeira derrota nas urnas ao compor a chapa de Delcídio Amaral como candidato a vice.
**
Ducha fria – Prefeito do interior pode ser questionado pelo Ministério Público Estadual por cedido um balneário municipal para exploração comercial de um ex-componente de sua administração.
**
Ascendeu – Waldir Neves Barbosa assume a partir de 1º de janeiro de 2015, a cadeira de presidente do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul, por decisão unânime dos conselheiros.
**
Ascendeu II – O conselheiro Waldir afirmou que pretende focar sua gestão em torno da fiscalização preventiva junto aos mais de 900 órgãos jurisdicionados, buscando a qualidade na prestação dos serviços públicos.
**
Ascendeu III – Outro ponto será a capacitação dos servidores e técnicos dos órgãos jurisdicionados. Ele sabe que não adianta preparar os técnicos responsáveis diretos na prestação de contas, se não capacitar todos aqueles que administram e lidam com os gastos do dinheiro público.
**
Concurso público I – A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul realizará seu primeiro concurso público para provimento de vagas para o quadro permanente de servidores.
**
Concurso público II – O presidente da Casa, deputado Jerson Domingos (PMDB), solicitou na última quarta-feira (29) que sejam tomadas as medidas necessárias para a abertura do certame.
**
Refrega I – O governo perdeu a primeira votação na Câmara dos Deputados depois da reeleição da presidente Dilma Rousseff. A oposição conseguiu sustar o decreto da presidente sobre Política Nacional de Participação Social.
**
Refrega II – Henrique Alves, presidente da Câmara, disse que a sessão que derrubou o decreto foi histórica e comemorou a “manifestação de altivez e democracia desta Casa”.
**
Surdo, mudo e cego I – Em um depoimento sem novidades, o atual diretor de Abastecimento da Petrobras, José Carlos Cosenza, afirmou na quarta-feira (29) que nunca ouviu falar em cartel de empresas para bancar esquema de propina.
**
Surdo, mudo e cego II – “Desconheço a existência disso. Sou diretor da área de Abastecimento, meu trabalho é conduzir o suprimento do País. Nunca escutei algo sobre cartel”, declarou Cosenza ao ser questionado.
**
CPI da Petrobrás – O esquema de corrupção foi revelado pelo ex-diretor Paulo Roberto Costa, preso pela Polícia Federal por suspeita de participar da quadrilha que teria desviado R$ 10 bilhões da petrolífera.
**
Nova administração I – O Tribunal Pleno reuniu-se na quarta-feira (29) para eleger quem dirigirá os rumos do Poder Judiciário de MS no biênio 2015/2016 e, por aclamação, o Desembargador João Maria Lós assumirá a Presidência.
**
Nova administração II – Os desembargadores Paschoal Carmello Leandro e Julizar Barbosa Trindade, responderão pela vice-presidência e Corregedoria-Geral de Justiça, respectivamente.
**
Habemos candidato – O deputado estadual campeão de votos nas eleições de 2014, Marquinhos Trad (PMDB), para disputar a prefeitura de Campo Grande em 2016, se for preciso, trocará de partido.
**
Quase aposentado – O deputado federal Akira Otsubo, do PMDB, já anunciou que disputará a prefeitura de Bataguassu em 2016. O mandato de Akira na Câmara expira dia 31 de dezembro.
**