11/07/2015 09h14 – Atualizado em 11/07/2015 09h14
O ex-presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) e TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Carlos Ayres Britto falou sobre a roubalheira do Petrolão no programa Roda Vida (TV Cultura).
** BALANÇANDO I – Comentou sobre o instituto da delação premiada, explicando que o correto é “colaboração premiada”, maioridade penal, e as ilegalidades que ameaçam Dilma Rousseff.
** BALANÇANDO II – Ayres Britto falou ainda sobre os possíveis desdobramentos jurídicos da crise política e econômica, além de reconhecer que o quadro não é bom para Dilma no TCU e no TSE.
** BALANÇADO III – No Tribunal de Contas da União, a presidente terá de se desdobrar para explicar a utilização de R$ 12,2 bilhões, a valores de junho de 2014, para ‘alimentar’ programas sociais.
** BALANÇANDO IV – As “pedaladas fiscais”, comprovadas em relatório de investigação do Tribunal de Contas da União (TCU), podem acarretar em improbidade administrativa. Portanto…
** BALANÇANDO V – Em relação ao Tribunal Superior Eleitoral, o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) protocolou um pedido de cassação do registro de candidatura de Dilma Rousseff e Michel Temer.
** BALANÇANDO VI – Abuso do poder econômico alimentado com dinheiro roubado da Petrobras, se os ministros decidirem pela cassação, implicará na posse temporária de Eduardo Cunha, presidente da Câmara.
** BALANÇANDO VII – De acordo com o ex-ministro Ayres Britto, nova eleição terá de ser convocada num prazo de 90 dias.
** ESPECULAÇÃO – Tem gente apostando na possibilidade de uma dobradinha política nas eleições municipais de 2016 envolvendo o ex-deputado federal Edson Giroto (PR) e o prefeito Gilmar Olarte (sem partido).
** DOEU – Se o vereador Waldecy Batista Nunes (Chocolate) soubesse que o presidente regional do PP, Alcides de Jesus Peralta Bernal não seria nada cortês, refinado, cavalheiro, ele teria levado vaselina.
** PROTESTO IRÔNICO – Os vereadores campo-grandenses foram surpreendidos pelos professores da Rede Municipal de Ensino: como os edis andam ‘pisando no tomate’ eles entraram com a ‘pizza’,
** BUROCRACIA – O fato de o INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) não aceitar laudo médico assinado por um profissional cubano integrante do programa Mais Médico, deixa bem claro que a saúde está em coma.
** EXTRACONJUGAL – A 14ª Vara da Justiça Federal de Brasília atendeu ao pedido do Ministério Público Federal e abriu ação civil de improbidade administrativa contra o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).
** EXTRACONJUGAL I – Renan foi acusado de ter recebido propina da construtora Mendes Júnior para pagamento de despesas de uma filha com a jornalista Mônica Veloso. Se o caso fosse nos Estados Unidos…
** LAVANDERIA – A Polícia Federal abriu na quarta-feira (8) um inquérito policial para investigar o ex-ministro Antônio Palocci, dentro da Operação Lava Jato, que apura a corrupção na Petrobras.
** LAVANDERIA I – O ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa contou que o doleiro Alberto Youssef pediu R$ 2 milhões do caixa do PP (Partido Progressista), para a campanha presidencial de Dilma Rousseff em 2010.
** ESOPO – “Nós enforcamos os ladrõezinhos e indicamos os grandes ladrões para cargos públicos”.