22/08/2015 08h45 – Atualizado em 22/08/2015 08h45
Uma manobra familiar fechou de uma só vez duas portas ao pré-candidato à prefeitura da Capital, Ricardo Ayache. A primeira com o PSD, a qual os Trad comandam desde o início deste ano. Agora, com o PTB, entregue ao ex-prefeito Nelsinho Trad. Egresso do PT e ainda sem destino partidário, Ayache sondava a sigla petebista para materializar seu sonho de poder disputar o cargo.Com isso, suas opções começam a ficar restritas e podem inviabilizar suas pretensões. Restam agora PDT e PSB, que já manifestaram lançar candidatura própria.
ESCOLHA
Diante desse quadro, por qual dos dois partidos o deputado estadual Marquinhos Trad pretende disputar a prefeitura? Em princípio, claro, deve aliançar-se à sigla não escolhida para abrigá-lo e fortalecer sua composição. Isso, certamente, já deve estar devidamente costurado com o irmão Nelsinho, depois que ele trouxe para si o PTB. Quanto às pretensões do ex-prefeito nesse próximo pleito eleitoral ainda é uma incógnita. Além dele, tem outro mano, Fábio Trad, que deve vislumbrar um futuro lá por 2018, quando as eleições gerais baterem à porta.
MUVUCA
Embora tente passar um clima de calmaria, o PMDB da Capital vive uma insatisfação generalizada após conversa a portas fechadas com o seu cacique maior. O maior problema da sigla reside na falta de confiança e nas traições ocorridas nas eleições de 2012, quando o partido perdeu a disputa para o inexpressivo PP, colocando Alcides Bernal no poder. A partir de então, poucos continuaram a falar a mesma língua e isso só fez aumentar o coro dos descontentes. Agora, com grande desgaste pela frente, o bonde pode perder o controle.
CORPO MOLE
Foi encerrada por falta de quórum a reunião de quinta-feira (20), da comissão especial sobre a Proposta de Emenda à Constituição 172/12, que impede a União de repassar novas obrigações a Estados e Municípios sem a previsão dos recursos financeiros correspondentes. Apenas 6 dos 14 deputados necessários para iniciar a votação assinaram a lista de presença da comissão, mesmo depois de 1 hora e meia de espera. Uma nova reunião foi marcada para a próxima terça-feira ( 25). Isso justifica a falta de esperança dos atuais prefeitos.
MAGRELA
Existe lobby pra tudo no Congresso. Aproveitando a comemoração ao Dia Nacional do Ciclista (19 de agosto), foi lançada na Câmara, a Frente Parlamentar Mista pela Defesa, Apoio e Fortalecimento da Bicicleta como Meio de Transporte e Atividade Esportiva. O grupo de 208 deputados e senadores pretende sugerir e apoiar propostas legislativas e políticas públicas que facilitem o uso da bicicleta como atividade esportiva e de lazer e também como meio de transporte. Ressalta o relevante papel das bicicletas para a mobilidade urbana.