15/11/2017 12h17
Guardas Municipais isolam a área e banhistas e curiosos observam o corpo do animal
Redação
A carcaça de uma baleia amanheceu encalhada na Praia de Ipanema, na Zona Sul do Rio, entre os postos 8 e 9. Guardas Municipais isolam a área e banhistas e curiosos observam o corpo do animal. Até o momento não há informações sobre a remoção do animal.
No fim de outubro, uma baleia jubarte foi encontrada morta em Arraial do Cabo, na Região do Lagos. O animal chegou a ser devolvido ao mar após encalhar na Praia Grande, mas reapareceu um dia depois na Praia do Pontal.
Em agosto, pelo menos três jubartes encalharam na costa do Rio de Janeiro em apenas uma semana. As baleias apareceram em pontos diferentes do litoral: Búzios, Restinga de Marambaia e Ilha Grande. Nesses episódios, duas foram resgatadas e voltaram para alto mar, e uma morreu. Uma quarta baleia apareceu morta próxima à restinga de Marambaia. Segundo pesquisadores, ela morreu em alto-mar e foi trazida pela maré.
Na ocasião, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) resolveu criar um protocolo de ação para resgate. Representantes do quadro técnico do órgão se reuniram com representantes do laboratório Maqua da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), do Aquário Marinho do Rio de Janeiro (AquaRio), e de empresas que atuam nas Baías de Sepetiba e de Ilha Grande para discutir e definir as ações.
(*) Extra
