06/01/2018 12h34
Redação
Depois de muitas comemorações — e alguns excessos —, é hora de correr atrás do prejuízo por meter o pé na jaca no fim de 2017. Como consequência da comilança, uns quilinhos a mais costumam aparecer. Para o nutrólogo Leandro Gago, este é o período ideal para combater o peso extra:
— Se você quer realmente emagrecer, é preciso dedicação. Aproveite o começo do ano e estabeleça metas diárias, como se alimentar bem e fazer exercício, para perder peso. Nessa fase, é importante o comprometimento, assim, fica mais fácil chegar ao resultado final.
Nesta época do ano, é comum surgirem diversas dietas milagrosas, em que são propostas loucuras com a promessa que, se seguidas à risca, ajudarão a perder muitos quilos rapidamente.
— Não perca tempo com dietas da moda, pois o resultado não dura muito tempo. Iniciando uma reeducação alimentar, você aprende a escolher alimentos adequados a seus objetivos e necessidades — aconselha a nutricionista Liliane Rocha.
Uma das formas de utilizar a alimentação a favor do emagrecimento é incluir na dieta os alimentos termogênicos, que ajudam a acelerar o metabolismo.
— Eles têm a capacidade de aumentar a temperatura corporal, acelerando o metabolismo e aumentando a queima de gordura. Pimenta, óleo de coco, canela e gengibre são alguns exemplos deles — cita a nutricionista Fernanda Dal’ Mora.
É importante também manter certa distância de algumas comidas que fazem mal e provocam acúmulo de gordura.
— Evite bolos, doces, sorvetes, refrigerantes e pães feitos com farinha de trigo refinada. Para emagrecer, são necessários alguns sacrifícios — alerta o nutrólogo Alexander Gomes de Azevedo.
Saia do sedentarismo
Para o emagrecimento ocorrer de uma maneira completa e saudável, é preciso também sair do sedentarismo. Os exercícios aeróbicos são indicados para a perda de peso.
— Caminhar, pedalar e fazer treinamentos funcionais são boas opções. Para quem é iniciante, alterne três minutos de caminhada com dois de corrida até completar 30 minutos. Se você já passou da fase de adaptação (um mês), faça cinco minutos de caminhada e cinco de corrida — orienta o profissional de educação física Flávio Leal.
O que fazer
Aumente o consumo de fibras
Alimentos como arroz integral, salada, aveia e quinoa em flocos, promovem mais saciedade e facilitam aumentam o trânsito intestinal
Acelere o metabolismo
Consuma alimentos termogênicos, que ajudam a acelerar o metabolismo, como chá verde, gengibre, pimenta e canela
Alimente-se de comidas leves
Inclua em sua alimentação pratos mais leves compostos de verduras, legumes e carnes brancas cozidas, assadas ou grelhadas
Coma gordura insaturada
Se não for ingerida em excesso, a gordura insaturada pode ajudar a prevenir doenças. Abacate, salmão e castanhas são opções
Evite dietas loucas
Não caia nas dietas que só te deixarão estressado e com fome. Comece uma reeducação alimentar
Faça exercícios
Os mais recomendados são os aeróbicos, pelo menos 30 minutos de três a quatro vezes por semana. Caminhar, pedalar ou fazer treinamentos funcionais são boas opções
Programe-se para uma mudança de vida
Aproveite que o ano está começando e inclua em suas metas ter uma vida mais saudável. Procure orientação de profissionais da educação física e nutricionistas ou nutrólogos para melhorar sua alimentação e sair do sedentarismo
(*) Extra