11/06/2018 10h09
Willams Araújo
Que país é esse
A política brasileira anda tão de cabeça pra baixo que mostra um cenário no qual o ex-presidente Lula lidera a corrida palaciana mesmo condenado a mais de 12 anos de prisão por prática de corrupção. Para analistas, esse é o retrato do desespero de um povo carente de um verdadeiro líder político.
Ejaculação precoce
Aliás, “xiitas e xaatos” do PT festejam muito o quadro atual da política tupiniquim, levando a ferro e fogo a máxima que diz ‘quanto pior, melhor’ no governo Temer, ex-companheiro de Palanque de Dilma Rousseff. O deputado federal Zeca do PT, por exemplo, faz dura campanha para o companheiro presidiário retornar ao comando do Palácio do Planalto, como se nada tivesse ocorrido.
Caixa
Certamente, o governador Reinaldo Azambuja e outros colegas devem estar de olho em parte da arrecadação da DRU (Desvinculação das Receitas da União), receita que hoje é exclusiva do governo federal. É que os Estados alegam que têm direito a 20% da DRU, o que lhes garantiria uma receita adicional de R$ 20 bilhões relativos apenas a 2017. Nesse caso, miram o STF (Supremo Tribunal Federal).
Casa de ferreiro
Projeto do senador Moka (MDB-MS), que obrigado preso a pagar sua própria despesa, ganhou um fã incondicional, o presidente do PP, Ciro Nogueira (PI), que chegou a curtiu post no Twitter da Mesa Diretora do Senado divulgando a aprovação da ideia. Os quadros progressistas têm 21 deputados investigados na Operação Lava Jato, incluindo o próprio senador e dirigente do partido.
Mais entes
O Plenário da Câmara dos Deputados pode votar, a partir de terça (12), o Projeto de Lei Complementar (PLP) 137/15, do Senado, que regulamenta a criação de municípios. Segundo o texto, os plebiscitos realizados até 31 de dezembro de 2013 e os atos legislativos que autorizam sua realização serão validados para dar prosseguimento aos casos pendentes.