Três-lagoenses têm chegado à noite e dormido na rua para pegar a senha e ser atendidos apenas no dia seguinte; banco diz que serviços digitais foram criados para evitar aglomerações
Após verificar que, por vários dias seguidos, clientes formam filas que viram a madrugada e dormem em frente às agências da Caixa, o Perfil News foi atrás do banco para questionar sobre as providências que serão tomadas para evitar aglomerações e mais informações para evitar que as pessoas passem a noite na rua.
A maioria das pessoas que formam filas busca tirar dúvidas a respeito do Auxílio Emergencial disponibilizado pelo Governo para ajudar neste momento de isolamento.
A assessoria de imprensa da Caixa se manifestou na tarde desta segunda-feira, 20. De acordo com comunicado enviado pela Caixa, “não é necessário corrida às agências ou casas lotéricas para ter acesso aos recursos do auxílio emergencial”. O banco afirmou que as soluções digitais deveriam ser suficientes para evitar aglomerações.
“O banco abrirá automaticamente a Poupança Digital Caixa para os brasileiros considerados aptos a receber o auxílio emergencial. Os que receberem o crédito por meio dessa conta poderão, por exemplo, pagar boletos e contas de água, luz, telefone, entre outras. É possível também efetuar transferências ilimitadas entre contas da CAIXA ou realizar gratuitamente até três transferências para outros bancos a cada mês, pelos próximos 90 dias”, diz, no comunicado.
Além disso, o acesso e movimentação da Poupança Digital ocorre pelo app CAIXA Tem, disponível nas lojas de aplicativos de celulares Android e iOS. Para acessá-los, basta que o usuário se cadastre utilizando o CPF. Além de movimentar a poupança digital, será possível consultar FGTS, PIS, Bolsa Família, entre outros serviços.
“Na data prevista para início do saque em espécie, o cliente terá esta opção habilitada no aplicativo CAIXA Tem. Bastará informar o valor a ser retirado e será gerado um código autorizador para saque nos caixas eletrônicos e casas lotéricas”, completa a nota.
Saque em espécie
Justamente com o objetivo de evitar aglomerações nas agências e unidades lotéricas, a CAIXA criou um calendário de saque dividida por data de nascimento. “Lembramos que os recursos creditados na Poupança digital podem ser utilizados através do app CAIXA Tem para pagamentos e transferências, entre outros serviços”, diz o banco na nota.
Segue abaixo o calendário de saque em espécie da poupança digital sem cartão nos canais de autoatendimento e lotéricas:
- 27 de abril – nascidos em janeiro e fevereiro
- 28 de abril – nascidos em março e abril
- 29 de abril – nascidos em maio e junho
- 30 de abril – nascidos julho e agosto
- 04 de maio – nascidos em setembro e outubro
- 05 de maio – nascidos em novembro e dezembro
Mais informações
Outras informações também podem ser obtidas no site auxilio.caixa.gov.br, pelo telefone da Central de Atendimento CAIXA – 111 e pela Central de Atendimento do Ministério da Cidadania – 121. Ou, ainda, pelas redes sociais: twitter.com/caixa, facebook.com/caixa e instagram.com/caixa
“Ressaltamos mais uma vez que não é necessária corrida e aglomeração de pessoas nas agências e na rede de lotéricas. Visando cumprir as recomendações sanitárias de não gerar aglomerações que possam expor as pessoas ao risco de contágio à COVID-19, o planejamento foi elaborado de modo que todos os beneficiários recebam seus recursos de forma segura, organizada e transparente, com o auxílio de aplicativo que poderá ser baixado pelo celular, além do site auxilio.caixa.gov.br e central telefônica exclusiva 111″, completa.