É possível visitar o aquário do Rio guiado por um biólogo, conhecer o Museu do Louvre sem sair de casa ou visitar o interior de uma pirâmide, no Egito, guiado pela própria Rainha Meresankh III; além disso há dezenas de cursos gratuitos à sua disposição. Veja o que o Perfil News separou para você
Com a pandemia veio a necessidade de manter o isolamento social, saindo de casa o mínimo possível. Além disso, a imensa maioria dos destinos turísticos do mundo continua fechada – o que anda causando coceiras em quem gosta de viajar.
Para amenizar um pouco os efeitos do recolhimento, o Perfil News separou algumas atrações que podem ser acompanhadas online – muitas vezes, com mais informações até do que se você fosse até o local.
São passeios virtuais que usam a tecnologia para te levar ao interior das pirâmides do Egito, às galerias do Louvre e dos principais museus do mundo. Também há diversão, cultura e conhecimento em território nacional, já que centros de conhecimento também dispuseram seus acervos online para visitação e prepararam conteúdo exclusivo para esse período.
Se você quer aproveitar o seu tempo em casa para aumentar seus conhecimentos sobre assuntos dos mais diversos, também há dezenas de cursos à disposição. Tudo na faixa e no conforto – e segurança – do seu lar.
Veja abaixo o que separamos para você:
A Rainha que te guia!
O Governo do Egito lançou um site com passeios on-line por suas atrações. A primeira visita virtual leva à tumba da rainha Meresankh III, localizada na necrópole de Gizé, aos pés da Grande Pirâmide.
Segundo o Ministério do Turismo e Antiguidades do país, essa estrutura abriga alguns dos relevos mais bem preservados da história. O passeio usa realidade virtual e é conduzido por uma animação da própria Rainha, que explica a estrutura e os espaços da pirâmide (em inglês). O acesso é feito por este link.
Por dentro do Aquário do Rio
Aqui uma programação que a criançada, especialmente, vai amar. O AquaRio, aquário marinho do Rio de Janeiro criou uma programação pra divertir, ensinar e entreter a família toda com o universo aquático durante essa fase de quarentena? É o Em casa com o AquaRio, que promove duas lives semanais, até 23 de junho, com opções de manhã e de tarde.
O conteúdo está disponível no canal do YouTube (aqui)! Os temas vão de parto e dieta dos tubarões bebês, passando pela rotina dos peixes-palhaço e cultivo de água-viva até Museu do Surf.
Além do que já foi ao ar em lives anteriores, o canal do Youtube mostra conteúdos inéditos. Amanhã, 28, por exemplo, das 8h às 11h (horário de Brasília) vai ao ar um especial sobre peixes-palhaços e sua relação com as anêmonas. Nesse dia também acontecerá a primeira transmissão pela câmera que foi instalada nesse tanque e o lançamento do desafio “Procurando Inscritos”, para estimular o público a ficar atento às novidades do canal. Quem toca a live é o gerente técnico e também biólogo marinho, Rafael Franco.
Junho já tem uma agenda prevista (que pode sofrer alterações, mas sempre comunicadas com antecedência nos canais do AquaRio, como Facebook e Instagram):
Catavento virtual
O Museu Catavento, em São Paulo, também preparou uma programação especial para quem está em casa. Além das visitas virtuais, o pessoal preparou uma série de vídeos com temática de ciências e conhecimentos úteis em épocas de pandemia. Acompanhe aqui.
Dezenas de cursos grátis
O Senac disponibiliza dezenas de cursos, de várias áreas do conhecimento: todos online e gratuitos. Basta escolher uma das unidades e escolher entre opções que tratam de cuidados nutricionais até dicas para quem quer ser um influenciador digital. Confira no link
O Brasil como você nunca viu
O site Era Virtual, especializado em visitas virtuais, também tem um catálogo gigante de opções. Por ali você pode conhecer desde as Igrejas de Ouro Preto, em Minas, até a Casa da Ciência, no Rio, e sua exposição sobre Energia Nuclear. São mais de 45.800 peças catalogadas.
Museus pelo mundo
Acompanhe abaixo alguns dos museus e espaços de artes que disponibilizam seus acervos on-line. Visite o mundo sem sair de casa.
- A Pinacoteca de Brera, localizada em Milão, na Itália, disponibiliza seu acervo on-line.
- Alguns museus do Vaticano, que contam com parte de seu acervo liberado on-line.
- A Galeria Uffizi, em Florença, conta com dicas de seus curadores para visitação virtual de parte de suas coleções.
- O Museu Arqueológico de Atenas apresenta parte de sua coleção, com fotos e descrições
- O Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS) também conta com um acervo virtual que traz informações sobre os itens que compõe os acervos museológico e bibliográfico do museu.
- Museu do Prado, em Madri, conta com uma página especial para explorar suas coleções
- O Museu do Louvre, em Paris, conta com uma visitação virtual em suas salas e galerias
- Além da possibilidade de acompanhar as coleções, a página do Museu Britânico também traz uma loja virtual que permite a compra de réplicas de algumas obras, entre outros objetos
- O Museu Metropolitano de Nova York convidou seus visitantes para a experiência do museu online.
- A Galeria Nacional de Arte, em Washington, conta com um tour virtual em vídeo com as exposições atuais. Nele, o espaço de arte analisa detalhadamente os destaques da coleção com gravações em áudio e vídeo de palestras de artistas e curadores.
- O Museu Casa de Portinari, em Brodowski, São Paulo, tem um tour virtual do espaço em seu site
- A Pinacoteca de São Paulo traz conteúdos digitais diários para manter a conexão com o público, promovendo informações sobre a coleção e revisitando exposições.