Regras valem a partir da próxima sexta-feira; Comitê se reuniu hoje e endureceu algumas medidas para conter o número de casos positivos da covid-19 na cidade. “Caso aumente o número de casos tomaremos medidas mais duras para que vidas sejam preservadas”, disse o promotor Moises Casarotto
O Comitê de combate à COVID-19 se reuniu na tarde desta segunda-feira (13) por conta da situação que está se agravando devido ao aumento no número de casos de Coronavirus em Três Lagoas.
As medidas adotadas pelo comitê entrarão em vigor a partir da próxima sexta-feira (17), após a publicação do decreto. “Caso aumente o número de casos tomaremos medidas mais duras para que vidas sejam preservadas”, afirmou Moises Casarotto, promotor de Justiça do Ministério Público Estadual do Mato Grosso do Sul.
A partir desta sexta-feira (17) o toque de recolher passará a ser a partir das 22h (antes o limite era meia-noite). Bares, lanchonetes, restaurantes e conveniências poderão realizar vendas até às 21h para que as 22h haja o fechamento total do local para o atendimento ao público, mantendo apenas o sistema delivery.
Também foi proibida a realização de apresentações musicais nos estabelecimentos, evitando aglomerações e descumprimento do decreto. Antes estava permitido até três músicos nos locais, mantendo o distanciamento das mesas e número de limite de clientes.
Empresas que possuem mais de 50 colaboradores deverão fazer o uso de termômetro na entrada de expediente, ventando a permanência de funcionários que tenham sintomas gripais e febre.
Mercados e supermercados deverão, obrigatoriamente, medir a temperatura dos clientes na entrada. Além disso, é recomendado que adultos façam as compras sem a presença de crianças.
O Comitê recomenda que crianças não sejam levadas a estabelecimentos comerciais, principalmente mercados, shopping, lotéricas e bancos.
Também acontecerá uma fiscalização da lei que proíbe o uso de narguile em locais públicos, inclusive praça, lagoa e calçadas, evitando a proliferação do vírus.