23.9 C
Três Lagoas
terça-feira, 26 de novembro de 2024

75% da população de Três Lagoas aprova atual modelo de funcionamento do comércio

Além da percepção sobre as ações de enfrentamento da pandemia traz também a aprovação da população sobre a administração municipal e o primeiro levantamento do cenário eleitoral para as eleições de 2020.

O site Hojemais, de Três Lagoas, encomendou uma pesquisa para mostrar a percepção da população sobre o Enfrentamento à Covid-19. Os resultados do trabalho serão divulgados em módulos. A reportagem do Perfil News obteve a autorização do Hojemais para reprodução do conteúdo.

Além da percepção sobre as ações de enfrentamento da pandemia a pesquisa trouxe, também, a aprovação da população sobre a administração municipal e o primeiro levantamento do cenário eleitoral para as eleições de 2020.

A pesquisa de opinião foi realizada entre os dias 23 e 27 de julho de 2020 em Três Lagoas, pela empresa Compope, e mostra a percepção dos três-lagoenses sobre os maiores problemas encontrados nos bairros e sobre a atuação do Comitê de Enfrentamento à Covid-19.

A pesquisa por amostra encomendada pelo Hojemais, ouviu 600 pessoas no município da Costa Leste Sul-Mato-Grossense, tendo a margem de erro de 4,1 % pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.

O sistema de coleta foi entrevista domiciliar tendo a Compope Pesquisas adotado todas as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção do novo coronavírus, que vão desde as medidas básicas de higienização das mãos, uso de máscaras, e a manutenção de distância adequada do entrevistado.

Sobre o comércio

Um dos tópicos da pesquisa levantou a opinião da população quanto ao funcionamento do comércio de Três Lagoas no período de pandemia. A maioria da população, 75,04% dos entrevistados, é a favor da abertura dos estabelecimentos com restrições e apoia o atual modelo adotado pelo comitê de crise. Do total de entrevistados, 12,65% responderam que o comércio deveria ficar totalmente fechado e 8,15% falaram que as lojas e demais estabelecimentos deveriam abrir sem restrições.

Na avaliação dos entrevistados, as estratégias adotadas pela Administração Municipal e pelo Comitê de Enfrentamento ao Covid-19 estão no caminho certo para a contenção do novo Coronavírus. Mais da metade dos três-lagoenses ouvidos pela Compope, 54,59%, aprovou a atuação da prefeitura e do comitê. O índice de reprovação foi de apenas 8,15%.

Ao serem indagados sobre o índice de contaminação do novo Coronavírus em Três Lagoas, se se deve pelo fato de ser uma cidade com grande fluxo de pessoas de outras localidades, 61,2% concordam, sendo que 34,94% concordam parcialmente e 26,29% dos entrevistados concordam totalmente e 4,16% não souberam. Do total de três-lagoenses ouvidos, 20,47% discordaram totalmente sobre o índice de infecção estar relacionado ao fluxo de pessoas de outras localidades e 14,14% discordaram parcialmente.

Serviços públicos

Na pesquisa os entrevistados foram questionados sobre quais os maiores problemas em seu bairro. Em primeiro lugar a falta de asfalto foi a mais citada. Em segundo lugar, aparece a lacuna com relação à rede de esgoto, seguida de limpeza pública. Sobre a iluminação pública, os entrevistados afirmaram que os bairros precisam de mais luz nas ruas.

O Compope também perguntou se ele entrevistado fosse o prefeito o que primeiro faria. Indagados sobre o que resolveriam primeiro na cidade, 25,4% responderam que dariam prioridade na área de saúde, enquanto 22,8% fariam asfaltos e calçadas.

Em terceiro lugar, aparece educação com 10,4%, seguido de rede de esgoto 7,3%, administração 5,6%, assistência social 5,4%, emprego 4,3%, segurança 3,8%, limpeza pública 3,3%, iluminação 2,3%, lazer e turismo 1,8%. Nesse grupo, também aparecem moradia, trânsito, distribuição de água, e transporte, todos com menos de 1%.

Outros resultados da pesquisa, entre eles percepções sobre a administração municipal, cenário eleitoral, câmara municipal, entre outros, ainda serão divulgados.

A pesquisa realizada pela Compope foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral com o número nº MS-03549/2020, no dia 6 de agosto de 2020.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.