Sob a orientação da professora Eliane Colen eles aprenderam a valorizar a expressão corporal por meio da música e da dança e a identificar e compreender as danças na cultura brasileira.
Os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental da Escola do Sesi de Três Lagoas desenvolveram expressão plástica ao som de música na disciplina de Arte. Sob a orientação da professora Eliane Colen, eles aprenderam a valorizar a expressão corporal por meio da música e da dança e a identificar e compreender as danças na cultura brasileira.
A professora Eliane Colen estava trabalhando com os alunos sobre o corpo e movimentos, tipos de música e planejou uma aula, solicitando com antecedência os materiais necessários para a aula: cola, tesoura, tela, tintas, água, pincéis. Ela explorou com os alunos os diferentes ritmos musicais brasileiros e apresentou a eles obras do artista plástico Romero Brito, que tem um estilo de pintura que era condizente com o trabalho a ser realizado.
Durante a atividade remota, a professora aproveitou também para explorar a Matemática, abordando as medidas não convencionais, pois os alunos tinham de fazer recorte de barbante em diferentes tamanhos. Ao som de músicas populares do Brasil, eles puderam vivenciar a arte dentro da cultura musical do País e expressaram suas emoções por meio de uma pintura em tela utilizando a técnica do desenho abstrato com barbante.
“Essa atividade artística proporcionou às crianças expressarem de forma abstrata os seus sentimentos e ajudou no desenvolvimento de autonomia por meio de uma interação interior”, declarou Eliane Colen, completando que trabalhar a expressividade através da arte e de maneira interdisciplinar foi a estratégia para prender a atenção das crianças, já que este momento de pandemia tem provocado muitas alterações emocionais em todos.
A estratégia deu certo na avaliação dos alunos, que classificaram a atividade remota como muito divertida. “Eu achei legal a aula e gostei muito de pintar com tinta. Na minha opinião, foi divertida a atividade e eu quero ter mais aulas de artes”, disse o aluno Lucas Pereira Melo.