25.1 C
Três Lagoas
quinta-feira, 16 de janeiro de 2025

Onda histórica de calor perde força a partir desta sexta-feira em Mato Grosso do Sul

Foram 14 dias seguidos de temperaturas extremas no estado, oito deles com temperaturas acima dos 43ºC

Depois de uma sequência de quebra de recordes em diversas regiões do País, incluindo Mato Grosso do Sul, a onda de calor começa a perder força. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) foram 14 dias seguidos de temperaturas acima dos 40°C no Estado, sendo oito dias seguidos de máximas iguais ou superiores a 43°C. 

Nos últimos dias, áreas de instabilidades também foram registradas. Combinadas com a atuação de uma frente fria na área sul e sudoeste do País, essas condições contribuem significativamente para a amenizar as temperaturas. Ainda assim, a intensa onda de calor segue atuando sobre o Estado nesta sexta-feira (9). Para os próximos dias são esperadas temperaturas mais amenas e dentro da normalidade para o período.

Para esta sexta-feira (9) a previsão do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima é de céu claro em todas as regiões e sem expectativa de chuva. A umidade do ar ainda se mantém em estado de alerta pela Organização Mundial de Saúde, com índices entre 75% a 20%. A região norte poderá ter picos abaixo de 10%. Nestas condições é recomendado ingerir bastante líquido, fazer refeições leves, evitar exposição direta ao sol, evitar a prática de atividades físicas nas horas mais quentes do dia, e  redobrar atenção com idosos e crianças.  

Neste dia as temperaturas em Mato Grosso do Sul poderão variar entre de 20°C a 43°C. Para a Capital a mínima está estimada em 24°C e a máxima em 40 °C.  

Onda histórica de calor perde força a partir desta sexta-feira em Mato Grosso do Sul

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.