Objetivo é oferecer um espaço cultural de fácil acesso a toda comunidade, que valorize e preserve a cultura africana
Foi inaugurada hoje, 9, em Três Lagoas, a Primeira Biblioteca Comunitária da Cultura Africana no Estado de Mato Grosso do Sul.
O projeto de Abraão Candido de Jesus, do Terreiro de Umbanda Pai Francisco de Aruanda e São Miguel Arcanjo, nasce em meio à comemoração do Dia da Biblioteca (celebrado hoje, 9 de abril) e é subsidiado pelos recursos advindos do Auxilio Emergencial dos espaço culturais.
A ideia de criar uma biblioteca comunitária da cultura africana nasceu do sacerdote e administrador do terreiro, Abraão, que há muito tempo identificou a carência de referências bibliográficas sobre a cultura e religiosidade afro-brasileira.
“O objetivo da biblioteca é propiciar um espaço cultural de fácil acesso a toda comunidade, que valorize e preserve a cultura africana”, disse.
Após ser contemplado pelo Edital do projeto Aldir Blanc, lançado pela Prefeitura Municipal de Três Lagoas, iniciou-se a construção do sonho da biblioteca que foi estruturada com mobília e decoração personalizadas. O local já conta com acervo de mais de 130 livros contendo obras de literatura adulto e infantil, contos, musicalidade, religião, cultura, culinária e outros.
De acordo com sacerdote Abraão, a biblioteca será um projeto permanente na cidade e foi idealizada para atender toda comunidade, porém, devido a pandemia do COVID-19, o atendimento será agendado, para evitar aglomeração e o usuário deverá seguir todos os protocolos de biossegurança e proteção ao Coronavírus.
“Após uma melhora no pico da pandemia, estamos com projetos do Terreiro desenvolver oficinas presenciais de artesanato, culinária, rodas de leituras, entre outras atividades”, finalizou o sacerdote.
SERVIÇO
A Biblioteca Comunitária de Cultura Africana fica na Travessa Francisco Cândido Xavier, nº 2233, São Carlos. Telefone para agendamento de visita e outras informações: (67) 99171-5650.