Ingredientes foram substituídos por versões menos calóricas
Cultivado em muitos países, o milho é um cereal versátil e bastante consumido em razão do seu grande valor nutricional, além de proporcionar inúmeros benefícios à saúde, entre eles, prevenir doenças dos olhos, melhorar o trânsito intestinal, ajudar na saciedade por ser rico em fibras, fortalecer o sistema imunológico, contribuir com a redução dos níveis de colesterol e do açúcar no sangue e ainda fornecer energia.
Especialmente neste mês, normalmente marcado pelas festas juninas, o milho é muito utilizado para o preparo de bolos, canjicas, pamonhas ou apenas para ser servido cozido. Ainda que este ano as festas não aconteçam, como forma de manter os cuidados contra a Covid-19, vale a pena preparar um prato e saborear em casa com a família.
Quem compartilha a delícia desta semana é a Franciele Batista Cruvinel Preda, colaboradora da Unimed Campo Grande. “Nasci em Goiás e cresci comendo deliciosas receitas com milho feitas pela minha mãe e avó, sou apaixonada por este sabor, mas sabemos que são muito calóricas, então, quando iniciei uma reeducação alimentar, para não deixar o prazer do sabor da “terrinha” para trás, substitui os ingredientes por estes menos calóricos e mais saudáveis, e ficou muito gostoso! ”.
Bolo de Milho Light
Ingredientes:
5 espigas de milho verde (não muito duras)
2 copos (150 ml) de leite desnatado
3 ovos
2 colheres (chá) óleo de coco
1 xícara (chá) de farinha de trigo integral
1 colher (chá) de fermento em pó
1/2 xícara (chá) de açúcar branco (light)
1/2 xícara (chá) de coco puro ralado
1 xícara (chá) queijo minas cortado
Modo de preparo:
1- Unte uma forma com azeite 100% virgem e farinha de trigo integral. Reserve
2- Bata por pouco tempo todos os ingredientes no liquidificador
3- Coloque para assar em torno de 40 minutos
Rende 18 porções.
(*) Assessoria de Imprensa Unimed