22.3 C
Três Lagoas
domingo, 29 de setembro de 2024

Período de seca requer cuidados especiais para evitar queimadas

International Paper conta com a ajuda da área de Segurança Patrimonial para monitorar possíveis focos de incêndio, ocasionais ou criminosos

(*) Por Anne Hernandes
Em 2020, o Brasil registrou o maior número de queimadas em uma década: foram 222.798 focos contra 197.632 em 2019, um aumento de 12,7%, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Desde 2010, quando foram identificados 319 mil focos, não se via uma situação tão atípica.

Período de seca requer cuidados especiais para evitar queimadas

O tempo seco, a falta de responsabilidade com o meio ambiente e a falta de consciência são alguns dos fatores que contribuem para o início de um incêndio. Dados do Instituto Estadual de Florestas (IEF) mostram que 99% dos incêndios florestais são causados por ações humanas. Ou seja, é preciso atenção e cuidado para que uma simples chama não vire uma queimada de grandes proporções.

Historicamente, os meses de julho a setembro são os que concentram ocorrências, por conta da baixa umidade do ar e da falta de chuva. Para se ter uma ideia, mais de 330 mil km² das florestas existentes hoje no Brasil pegaram fogo nos últimos 20 anos e 59% delas queimaram duas vezes ou mais. Quando se observam as características das terras, 59% das queimadas foram dentro de áreas privadas, 18% em áreas protegidas e 6% em assentamentos, segundo informações do sistema MapBiomas Fogo.

Período de seca requer cuidados especiais para evitar queimadas

Os números de queimadas registradas pelo Inpe até maio de 2021 indicaram um sinal de alerta, apontando para novos recordes de área devastada pelo fogo este ano. Isso vem preocupando ambientalistas e todo o setor produtivo, uma vez que interfere diretamente na construção de um futuro mais sustentável.

As empresas, conscientes deste cenário, vêm tomando providências para evitar ao máximo que estes incêndios atinjam as áreas verdes e impactem prejuízos financeiros e ambientais. A International Paper, por exemplo, atua ativamente em suas áreas florestais presentes nos estados de São Paulo e Minas Gerais, com o apoio da tecnologia  e de uma equipe especializada e capacitada.

Período de seca requer cuidados especiais para evitar queimadas

Por meio de 11 câmeras de monitoramento, que cobrem mais de 80% de sua área total, frota de 20 caminhões pipa adequados para o combate a incêndios e uma equipe operacional treinada para lidar com essas situações, a IP garante a segurança de seu patrimônio e atende algumas ocorrências nas regiões vizinhas. Cada câmera, por exemplo, tem um alcance, em linha reta, de 35 km, o que permite às equipes de prevenção a incêndios agir de forma rápida e efetiva.

Período de seca requer cuidados especiais para evitar queimadas

“A prevenção é a melhor forma de evitar esse tipo de incidente ambiental. Por isso, fazemos aceiros – faixas ao longo das cercas onde a vegetação foi completamente eliminada da superfície do solo, a fim de prevenir a passagem do fogo – com produtos específicos e gradagem nos talhões de divisa de mata nativa e onde já existe histórico de queimadas”, afirma Luiz Paranhos, gerente de operações florestais da International Paper. Além disso, a IP conta com a ajuda da área de Segurança Patrimonial para monitorar possíveis focos de incêndio, ocasionais ou criminosos.

Período de seca requer cuidados especiais para evitar queimadas

As ações de prevenção da IP também consideram a conscientização da comunidade, por meio da divulgação de cartazes com informações e canais de contato para esclarecimento de dúvidas. Internamente, os profissionais da IP recebem constantemente treinamentos de combate a incêndios e passam por simulados para testar seus conhecimentos e aptidão na solução de problemas.

“Na IP, temos a segurança como um valor, por isso, estamos sempre dispostos a contribuir, quando possível, com as comunidades onde atuamos e colocamos à disposição dos órgãos responsáveis nosso conhecimento e acervo tecnológico para ajudar no combate às queimadas”, lembra Paranhos.

Período de seca requer cuidados especiais para evitar queimadas

Sobre a International Paper

A International Paper (NYSE: IP) é líder mundial na fabricação de celulose, papel e embalagens à base de fibras renováveis. Com operações na América do Norte, América Latina, Europa, África do Norte, Índia e Rússia, a IP produz embalagens de papelão ondulado que protegem e promovem produtos e permitem o comércio mundial; celulose para fraldas, tecidos e outros produtos de higiene pessoal que promovem saúde e bem-estar; e papéis que facilitam a educação e a comunicação. Com sede em Memphis, Tennessee, a empresa emprega mais de 48 mil pessoas, atendendo mais de 25 mil clientes, em 150 países. As vendas em 2020 foram de US$ 21 bilhões.

No Brasil, a IP atua nos negócios de papéis para imprimir e escrever, empregando aproximadamente 3 mil profissionais.

O sistema integrado de produção de papel para imprimir e escrever da International Paper no Brasil é composto por três fábricas: duas no Estado de São Paulo e uma no Mato Grosso do Sul. Seus produtos, as linhas de papéis para imprimir e escrever Chamex e Chamequinho e a linha gráfica de papéis Chambril, são 100% produzidos a partir de cultivos de eucalipto certificados.

Para saber mais sobre a International Paper, seus produtos e seu compromisso com a sustentabilidade, acesse: www.internationalpaper.com/pt.

(*) G&A Comunicação

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.